sábado, 19 de abril de 2014

LUTO

Morre, aos 70 anos, o jornalista, empresário e locutor esportivo Luciano do Valle


Da Rádio Jornal, com informações do JC Online
Luciano do Valle na Copa das Confederações 2013. Foto: Reprodução TV Brandeirantes

O jornalismo esportivo brasileiro está de luto. Morreu na tarde deste sábado (19), o narrador Luciano do Valle, 70 anos. Ele passou mal dentro do avião, foi atendido em um hospital particular de Uberlândia-MG, mas não resistiu e acabou falecendo. Luciano tinha viajado para trabalhar pela TV Bandeirantes no jogo entre Atlético-MG e Corinthians, neste domingo, na abertuta do Campeonato Brasileiro.

Ainda não são conhecidas as causas do falecimento de Luciano do Valle, que marcou época no jornalismo esportivo brasileiro, principalmente no apoio aos esportes olímpicos, sobretudo o vôlei. Essas modalidades tinham pouco espaço na TV aberta brasileira.

Luciano organizou o jogo memorável entre Brasil e a extinta União Soviética, no Maracanã, que mudou o vôlei brasileiro. Também abriu espaço para Hortência e Pauta, transmitiu jogos de futebol feminino. Também foi o responsável por alavancar a carreira de do boxeador Maguila e deu início às transmissões da NBA, Fórmula Indy e futebol americano no Brasil.

Luciano também teve grande importância para o futebol pernambucano, ao transmitir o Estadual no final dos anos 90, antes da Rede Globocomprar os direitos de transmissão. Ele chegou a morar no Estado.

O jornalista estava se preparando para narrar mais uma Copa do Mundo. A Band, emissora que ele ajudar a alavancar com o Canal do Esporte. Ele marcou época. Narrou a Copa do Mundo de 1982 pela Rede Globo e teve duas passagens pela Band. De 1983 a 2003 e de 2006 até os dias atuais. Seu último jogo foi a final do Campeonato Paulista.