quinta-feira, 22 de abril de 2010

Menina contrai meningite em Caruaru


Uma garota de 10 anos de idade, moradora da rua São Francisco da Califórnia, no bairro do Salgado, em Caruaru, foi diagnosticada com meningite, tipo bacteriana. A paciente encontra-se isolada no Hospital Correia Picanço, na capital pernambucana, unidade de referência para tratamento de doença infectocontagiosa.
A garota apresentou os primeiros sintomas da doença na tarde do último dia 14. Queixando-se de dor de cabeça, ela foi levada pela mãe para a Policlínica do Salgado. Em poucos minutos foi encaminhada ao Hospital Regional do Agreste (HRA), onde foi submetida a uma pulsão e transferida no dia seguinte para o Correia Picanço.
De acordo com uma parente da menina que não quis se identificar, após uma semana de internamento apresentando quadro evolutivo, a menina apresentou pioras desde à noite de ontem (21) e foi entubada.
A Central de Jornalismo Liberdade está tentando ouvir autoridades médicas para saber sobre as medidas de contenção e bloqueio para evitar a contaminação da infecção em todas as pessoas que tiveram contato com a garota, dos familiares aos colegas da escola, vizinhança e os próprios profissionais de saúde.
Fonte: Central de Jornalismo Liberdade

Curso de orquídeas começa sábado em Caruaru


Os amantes da natureza que se interessam em conhecer a delicadeza das orquídeas, chegou a oportunidade. O curso de iniciação ao cultivo de orquídeas começa no próximo sábado, 24, no Parque Ambientalista Severino Montenegro. O especialista em orquídeas, José Barbosa, ficará responsável em ministrar o curso, que terá cinco aulas, sempre aos sábados. Os alunos poderão, ainda, escolher o turno da manhã, das 9h ao meio dia, ou da tarde, das 14h às 16h.
O curso é gratuito e quem perdeu o prazo das inscrições ainda poderá fazê-la até o início das aulas. Para isso, os interessados devem se dirigir até a Diretoria de Meio Ambiente, que fica no parque.
Fonte: Central de Jornalismo Liberdade

Conselho Tutelar com nova Coordenação

Tomou posse na tarde de ontem (20 de abril) a nova Coordenação do Conselho Tutelar de nossa cidade. Após eleição interna, o Conselheiro Laércio Glicério passou a Coordenação para Narah Priscilla.
Ao lado de Gilson Julião, que ocupará o cargo de 1º Secretário, e Marcos Antônio, 2º Secretário, a Conselheira será responsável pela Coordenação no período de seis meses.
Entre suas missões, a Coordenação é responsável pela manutenção do bom andamento dos trabalhos dentro do Conselho, bem como pela elaboração e coordenação de ações relativas ao órgão.

Encontro discute novas tecnologias para a TVPE.


A TV Pernambuco, órgão do Governo do Estado ligado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente (Sectma), promoveu nesta segunda-feira (19), no auditório do Porto Digital, o segundo encontro preparatório ao seminário que realizará para apresentar à sociedade o diagnóstico e as propostas de modernização técnica, operacional e de conteúdo da tevê. O evento foi transmitido por meio de videoconferência para participantes de Caruaru e Salgueiro.
O encontro, que teve como tema “Novas Tecnologias & TV Pública”, foi aberto pelo novo secretário de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente, Anderson Gomes, que reafirmou a decisão do governo Eduardo Campos de promover as mudanças na TVPE reivindicadas pelos movimentos sociais.
Em sua explanação, o gerente técnico da emissora, Wellington Sampaio apresentou os problemas da TVPE nessa área. Segundo Sampaio, os transmissores possuem capacidade de "cobrir" boa parte do Estado, mas os equipamentos estão obsoletos e avariados. Para garantir que o sinal chegue à Capital e ao interior do Estado, a TVPE terá de recuperar o sistema analógico, o que se constitui um dilema, uma vez que o sistema brasileiro de televisão já está migrando para o digital.

Roubo de um veículo na cidade de Toritama.


O roubo de um veículo aconteceu na cidade de Toritama por volta das 10:10 Hs da manhã de hoje,terça feira dia (20), por traz da terceira etapa do Parque das Feiras, (01)um elemento desconhecido arrombou um veiculo Fiat /UNO Mille EP quatro portas à gasolina de cor azul metálico e de placa GUH-4943 ano 96/96 da cidade de Santa Cruz do Capibaribe-PE pertencente ao Sr. Laércio Oscar da Silva de 46 anos de idade, residente na Rua: Belarmino Pereira N: 441 B: Cruz Alta em Santa cruz do Capibaribe, PE. O mesmo foi até a 1ª delegacia de polícia para pedir providências policiais.
Segundo alguns policiais esse tipo de carro é levado por conta de suas peças (para desmanche) valiosas no mercado negro de automóveis.
Até o fechamento desta edição não houvi nenhuma nova informação do paradeiro do carro.

Cupira e Belém de Maria voltam a tremer.


De acordo com o laboratório de sismologia da UFRN, o epicentro esta entre as duas cidades por é isso que os tremores acontecem com mas freqüências entre elas.
Mais tremores foram registrados nas duas cidades do interior pernambucano. Os moradores de Belém de Maria, na Zona da Mata, e em Cupira, no Agreste estão assustados por causa dos abalos que vêm acontecendo. De acordo com um novo boletim do Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, o mais recente foi às 19h07, com 2,8 graus nba escala Richter. Desde o último sábado (17) já foram registrados 21 tremores.
O vice-coordenador do Laboratório, o sismólogo Aderson Nascimento, informou que o epicentro está localizado num ponto entre as duas cidades. Na manhã desta terça-feira (20), outro boletim com os tremores será emitido.

De Toritama para O Paquistão.



Pernambuco pode se tornar parceiro comercial do Paquistão nos setores sucroalcooleiro, de vestuário e de produtos cirúrgicos. Nas próximas semanas, o encarregado de negócios da embaixada do país asiático no Brasil chegará ao estado para se encontrar com empresários interessados em joint-ventures nestes três segmentos. A informação é do próprio embaixador Alamgir Babar, que esteve em Pernambuco pela primeira vez nos sete meses em que exerce a função em Brasília. Ele se encontrou com o governador Eduardo Campos e fez ontem um sobrevoo em Suape, para conhecer as obras do porto, da refinaria e do parque naval.
De acordo com Alamgir Babar, o encarregado de negócios deverá conhecer o pólo têxtil de Toritama. Grande fabricante de jeans, vestuário e peças de cama, mesa e banho, o Paquistão não consegue vender muito para o Brasil por conta da alta taxação brasileira para roupas prontas. "É possível que uma empresa receba o material enviado por uma empresa paquistanesa e faça o acabamento aqui", explicou.
Fonte: Diario Oficial

Câmara Municipal de Caruaru aprova Projeto de Lei Complentar que acaba com ajuda de custa de professores da zona rural.


Professores da zona rural de Caruaru perderam ajuda de custo conquistada há sete anos, através do Plano de Cargos e Carreira do Magistério municipal. A decisão saiu de reunião ordinária da Câmara de Vereadores, na noite de ontem, 21, quando Projeto de Lei Complementar do Poder Executivo municipal, que corta a ajuda de custos aos professores que trabalham na zona rural, foi aprovado em duas discussões. Foram10 votos a favor e quatro contra ao novo projeto, que revoga o projeto sancionado em 2003, que garantia a ajuda de custo.
Votaram a favor da matéria os vereadores José Ailton, Licius Cavalcante, Demóstenes Veras, Lula Torres, Rogério Menezes, Bruno Lambreta, Leonardo Chaves, Adolfo José, José Carlos e a vereadora Laura Gomes. Todos da bancada da situação. O vereador Edmilson do Salgado esteve ausente à reunião.
Já os vereadores Tony Gel, Manoel Alecrim, Diogo Cantareli e Joseval Lima, da bancada da oposição, foram contra o projeto.
Central de Jornalismo Liberdade.

Servidores do IPA entram em greve por tempo indeterminado nesta quinta-feira


Trabalhadores do IPA deflagram greve por tempo indeterminado, a partir desta quinta-feira, depois que o Governo do Estado não acatou as reivindicações da categoria. A paralisação prejudica programas como a vacinação contra a febre aftosa e distribuição de sementes.
De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores Públicos da Agricultura e Meio Ambiente de Pernambuco (Sintape), a pauta de reivindicações foi enviada em agosto de 2009 e o Governo ofereceu apenas aumento de 5%. Os principais pontos da pauta são a implementação da segunda etapa do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) e reposição salarial da data base.
Central de Jornalismo
Helenivaldo Pereira

Sport perde para o Atlético e dá adeus à Copa do Brasil


O Sport voltou a perder para o Atlético-MG e acabou dando adeus à Copa do Brasil, nesta quarta-feira (21). O Leão foi derrotado por 2 a 0 dentro de uma Ilha do Retiro com mais de 28 mil torcedores. No jogo de ida, o placar foi de 1 a 0 para o Galo, no Mineirão. Os gols que decretaram a eliminação da equipe rubro-negra foram marcados ainda no primeiro tempo, com Muriqui e Diego Tardelli.
Com a eliminação, o Sport agora se volta totalmente para o Campeonato Pernambucano. Neste domingo (25) o Leão faz o primeiro jogo da fase semifinal contra o Central, no Estádio Luiz Lacerda, em Caruaru. Já o Atlético-MG segue na briga e vai enfrentar o Santos, que eliminou o Guarani, na fase de quartas de final da Copa do Brasil.
O JOGO
Precisando do resultado, o Sport começou o jogo de forma afobada, procurando o primeiro gol de qualquer forma. Logo no primeiro minuto, Eduardo Ramos cobrou uma falta para a área e o goleiro Aranha fez a defesa de soco. Na sequência, numa falta na intermediária, Eduardo Ramos cobrou direto e isolou a bola.
A ansiedade era tamanha que, aos 4 minutos, Zé Antônio também tentou o chute de muito longe e a bola ficou na zaga mineira. Dois minutos depois, Ciro fez uma falta desnecessária na intermediária e tomou o cartão amarelo.
Apesar de desorganizado, o Sport sufocou o Atlético-MG, que só conseguiu botar a bola no chão e trocar passes aos 15 minutos. E quatro minutos depois, veio o gol mineiro. Fabiano recebeu um lançamento na área e bateu com força, cruzado. Magrão não conseguiu segurar e a bola sobrou para Muriqui, dentro da pequena área, só empurrar para o gol.
Precisando agora de três gols o Leão se mandou todo para o ataque. Aos 24 minutos, Eduardo Ramos toca para Ciro. O atacante rubro-negro recebe, faz o giro na zaga, mas acaba desarmado no momento do chute.
Com o Sport todo no ataque, o Atlético adotou a postura de explorar os contra-ataques. E foi num lance como estes que aos 39 minutos Diego Tardelli ampliou a vantagem para o Galo. Ele recebeu pela esquerda, invadiu a área e tocou na saída de Magrão para fazer 2 a 0.
Para tentar correr atrás do placar, o Leão voltou para o segundo tempo com duas mudanças. Ricardinho entrou no lugar do zagueiro César e Pedro Júnior na vaga de Dairo. E logo no primeiro minuto Júlio César soltou a bomba e obrigou o goleiro Aranha a fazer uma grande defesa.
Mas a equipe rubro-negra continuou cometendo os mesmos erros do primeiro tempo, abusando de chutes de longe. Aos 5 minutos, Dutra arriscou de fora da área e a bola foi para fora. Dez minutos depois, Ricardinho bateu do meio da rua e o chute saiu muito torto.
Com o Sport desorganizado e praticamente batido, o Atlético chegou com perigo aos 19 minutos. Muriqui foi lançado na área e obrigou Magrão a fazer uma grande defesa, evitando o terceiro gol mineiro. Aos 33 minutos, Renan Oliveira bateu de fora da área e a bola passou perto do ângulo do goleiro rubro-negro.
E o Galo continuou no ataque. Aos 37 minutos Ricardinho deixou Zé Luis de frente para o gol. Mas o volante atleticano mandou a bomba por cima do gol rubro-negro. Aos 44 minutos, Renan Oliveira recebeu livre na área, mas errou na finalização e tocou nas mãos de Magrão. O Sport não conseguiu criar mais nenhum lance de perigo e se despediu da Copa do Brasil com a derrota por 2 a 0, na Ilha do Retiro.
FICHA DO JOGO
SPORT
Magrão, Igor, César (Ricardinho) e Tobi; Júlio César (Eduardo Ratinho), Daniel Paulista, Zé Antônio, Eduardo Ramos e Dutra; Ciro e Dairo (Pedro Júnior)
Técnico: Givanildo Oliveira.
ATLÉTICO-MG
Aranha, Werley, Benítez e Jairo Campos; Carlos Alberto, Correa (Ricardinho), Zé Luís, Fabiano (Jonilson) e Júnior; Diego Tardelli (Renan Oliveira) e Muriqui
Técnico: Vanderley Luxemburgo
Local: Ilha do Retiro
Público: 28.002
Árbitro: Djalma José Beltrami Teixeira (RJ)
Assistentes: Hilton Moutinho Rodrigues (RJ) e Thiago Gomes Brígido (CE)
Fonte: pe360graus.com.br

Tricolor vence e se classifica em primeiro do grupo, mas torcida hostiliza Gomes


Com um gol de Fernandinho, o São Paulo venceu o Once Caldas por 1 a 0 na noite desta quarta-feira, no Morumbi, passando às oitavas de final da Libertadores como líder do Grupo 2. Mas, apesar do resultado, a noite não foi nada boa para o técnico Ricardo Gomes, que ouviu vaias e gritos de burro. O treinador foi hostilizado antes mesmo do início da partida.
Com o resultado, o São Paulo chegou aos 13 pontos e aguarda agora o fechamento da primeira fase nesta quinta para saber quem será o adversário das oitavas. O Once Caldas terminou com 11 e também está na próxima fase.
Vaias antes de o jogo começar e gol de Fernandinho
A recepção ao técnico Ricardo Gomes não foi boa. A torcida vaiou o treinador quando o nome dele apareceu no placar eletrônico. Washington, que durante a semana criticou o técnico por ter ficado na reserva, até recebeu vaias inicialmente, mas com bem menos intensidade. Durante a partida viu a torcida ficar a seu lado. O outro hostilizado foi Richarlyson que, mesmo assim, seguiu improvisado na lateral esquerda.
A opção de Gomes foi por um ataque mais leve e rápido com Dagoberto e Fernandinho, e o retorno de Marlos, que não enfrentou o Santos, pelas semifinais do Paulista, domingo passado, por suspensão. A combinação gerou muitas chances para o Tricolor logo no começo da partida. Dagoberto perdeu duas na pequena área, aos dois e aos quatro minutos, a primeira com os pés e a segunda de cabeça.
O Once Caldas, que começou a partida como líder do Grupo 2, com um ponto a mais do que o Tricolor, veio ao Morumbi para tentar pelo menos um empate. Mas Moreno quase deixou o time colombiano à frente no marcador aos dez minutos. Ele ganhou na corrida de Miranda e aproveitou de cabeça um lançamento de Arias. A bola passou pertinho da trave de Rogério Ceni.
O ataque tricolor seguiu com boas chances desperdiçadas. Aos 29, Hernanes cobrou falta e obrigou Martinez a espalmar. A resposta colombiana se deu um minuto depois: Santoya invadiu a área e só não chutou a gol porque Cicinho impediu. O lateral vibrou muito e a torcida gritou seu nome.
Os coros de parte dos torcedores para que Washington entrasse começaram por volta dos 35 minutos. Mas o São Paulo, que até então havia perdido grandes oportunidades, finalmente viu o ataque veloz funcionar. Aos 39, Dagoberto lançou para Marlos que, na pequena área dominou, livrou-se de um marcador e tocou para Fernandinho, que chegava de trás, enchendo o pé: 1 a 0 para o Tricolor.
Gomes ouve gritos de burro, mas coloca Washington
O técnico Juan Carlos Osório, sabendo que perdia a liderança do Grupo 2 para o Tricolor, resolveu colocar mais um jogador ofensivo na equipe. Voltou do intervalo com o meia-atacante Cárdenas no lugar do lateral Pérez. E conseguiu preocupar a defesa do São Paulo, que recuou. O visitante começou a aproveitar as laterais. Ceni passou a ser acionado. Fez uma bela defesa, aos quatro, e segurou outra bola alta aos nove.
Vendo que o São Paulo começava a deixar o Once Caldas chegar, Gomes resolveu reforçar a defesa. E colocou Jean, tirando Fernandinho. A torcida não gostou nada de ver um atacante sair para a entrada de um volante e chamou o técnico de burro. A situação piorou quando Castrillón cabeceou na trave esquerda de Ceni. O coro engrossou e foi ouvido por todo o estádio.
A torcida só aplaudiu quando Gomes resolveu chamar Washington, que entrou no lugar de Jorge Wagner. Com a entrada do camisa 9, o São Paulo voltou a ter dois atacantes de origem na frente e Marlos retornou ao meio para a criação. O Tricolor até conseguiu chegar mais e procurava Washington em bolas altas. Os chutes de longe também eram uma boa opção. Jean arriscou de fora da área aos 31 e assustou Martínez.
Marlos irritou a torcida aos 39, ao não passar uma bola para Washington e tentar a jogada individual, perdendo na sequência. Os erros de passe no fim da partida também deixavam o torcedor impaciente. Washington disputou uma bola na corrida com o defensor do Once, mas não dominou. Ainda assim, recebeu apoio vindo das arquibancadas e terminou a partida com a massa a seu lado.
Fonte: G1

Fla sofre para vencer, torcida xinga até Adriano, e time não sabe se vai às oitavas


A atuação não foi boa, a ira da torcida só fez aumentar, e o que imperou na noite desta quarta-feira no Maracanã foram vaias e xingamentos vindos das arquibancadas. O Império do Amor não fez sua parte e o placar do alívio, com dois gols de diferença, não veio. Mas, aos trancos e barrancos, o Flamengo venceu o Caracas por 3 a 2 e manteve as chances de classificação às oitavas de final da Taça Libertadores
Pior para Adriano, que teve que ouvir, após o apito final algo que jamais imaginou: "Ei, Adriano, vai tomar no c*. O conjunto rubro-negro também foi muito vaiado e saiu de campo sob os gritos de "time sem vergonha"..
Agora, para conseguir a sofrida vaga, o time precisa torcer por outros resultados nos jogos de quinta. Os principais alvos são os Grupos 1 e 5. No primeiro, o time tem que torcer para o Racing-URU não vencer o Cerro Porteño-PAR por três gols de diferença, em Assunção. Já na outra chave, a tarefa é secar o Cerro-URU contra o eliminado Emelec. Os uruguaios não podem vencer também por três gols. Além disso, o Fla também precisa torcer para que o Inter goleie o Deportivo Quito, no Beira-Rio.
Adriano começou o jogo tentando apagar o desempenho pífio da final da Taça Rio quando o time perdeu para o Botafogo por 2 a 1. Antes dos três minutos, deu dois piques para cercar adversários. Mas a ansiedade da equipe era notória.
Angelim e David bateram cabeça aos 11, e Castellín chutou forte, mas sem direção. O drama aumentou aos 14. Após cobrança de escanteio, a defesa falhou, Cichero apareceu livre na segunda trave e bateu cruzado para Castellín, livre, dentro da pequena área abrir o placar.
Quando a tensão dominou o Maracanã, o herói do título brasileiro de 2009 apareceu, aos 17. Michael cobrou escanteio da direita, Ronaldo Angelim subiu na primeira trave e cabeceou por cima do goleiro Toyo, que falhou. A virada foi instantânea. Um minuto depois, Adriano recebeu na intermediária e passou para Michael. O apoiador chutou rasteiro e fez o segundo.
O Flamengo continuou no ataque e multiplicou chances. Aos 29, Vinícius Pacheco cruzou e Vagner Love, até então sumido, cabeceou para fora. Pouco depois, Léo Moura entrou na área, driblou e bateu cruzado. Toyo, meio atrapalhado, espalmou.
Adriano e novamente Léo Moura desperdiçaram outras oportunidades. Aos 40, Adriano rolou para Juan bater. Toyo espalmou e Bustamante colocou para escanteio, evitando a conclusão de Vagner Love. O primeiro tempo terminou com parte da torcida pedindo a entrada de Pet.
O segundo tempo começou com uma falha bisonha da zaga. O Caracas só não empatou porque Gómez furou na entrada da pequena área, aos dois. Vagner Love teve um gol corretamente anulado por impedimento logo depois. A pressão continuou. Maldonado chutou forte e Toyo espalmou.
Àquela altura, o fôlego de Adriano já não era o mesmo. Mas o atacante recebeu de Léo Moura, aos 11, e por pouco não acertou o ângulo direito.
Mas a atuação estava longe de agradar. Valoyes distribuiu dribles na zaga rubro-negra e o time venezuelano rondou a área. Os gritos por Pet se intensificaram. Por pouco, Léo Moura não faz um golaço aos 17. Vagner Love levantou na área, o lateral bateu forte e a bola passou à direita.
Antes de Petkovic entrar, aos 22, Gómez demonstrou toda a fragilidade do sistema defensivo do Flamengo. Ele driblou quem quis, humilhou David e tocou no ângulo. Empate e silêncio constrangedor.
Vagner Love chutou para fora a chance do terceiro aos 25. De frente para o gol, após passe de Juan. Se o Império do Amor não resolveu, novamente coube a um zagueiro salvar. Léo Moura rolou e David bateu no alto para fazer o terceiro, aos 29.
Quatro minutos depois, Vagner Love achou Léo na entrada da pequena área. O lateral bateu forte, por cima do travessão. Adriano recebeu ótima bola de Pet e cabeceou no alto. Tyo espalmou. E a tensão só aumentava. Até o apito final, o Fla lutou, mas tropeçou nas próprias pernas. E o coro das arquibancadas veio impiedoso: "Time sem vergonha, time sem vergonha".
Fonte: G1

Santa Cruz faz mistério para enfrentar o Atlético-GO


O Santa Cruz já está em Goiânia, onde enfrenta o Atlético-GO pela Copa do Brasil nesta quinta-feira (22). No último treino antes da viagem, nada de revelações. Dado Cavalcanti não confirmou quem vai estar em campo, mas a expectativa é que dois titulares, liberados pelo departamento médico, voltem a jogar.
O zagueiro Leandro Cardoso e o volante Leo treinaram normalmente, mas ainda não sabem se voltarão ao time. “A gente não sabe o que passa na cabeça do treinador, mas o importante é que eu já estou relacionado e à disposição dele. Se ele precisar, eu estou aí para ajudar”, disse Leandro.
No último treino no Recife, nada de coletivo. O técnico Dado Cavalcanti trabalhou finalização e a marcação dos atacantes na saída de jogo. "Forçar o erro do Atlético na saída de bola. Isso pode nos proporcionar um êxito, justamente na situação de finalizações", disse.
Dado não confirmou o time que joga, mas sabe da necessidade de vitória. Não só ele, como os jogadores. "Temos que correr atrás do prejuízo. Acho que devem aparecer oportunidades nesse jogo, e nós temos que ter a competência de colocar a bola para dentro", falou o meio de campo Jackson.
Fonte: pe360graus.com.br