segunda-feira, 5 de abril de 2010

Falando de Segurança

Quando o assunto é segurança, logo vem a mente a falta da mesma em todos os lugares, seja na rua, em casa, no trabalho e principalmente nas festas onde se aglomeram um grande número de pessoas e consequentemente aumentam os riscos de que algo aconteça.
Atribuir a Quem?
Esta questão deve ser atribuída a todos que de uma forma ou de outra acabam contribuindo com o grande índice de insegurança da população.
Justificativas existem muitas, uma delas é a insuficiência existente na quantidade de profissionais capacitados pra manter a lei e a ordem dando segurança a população. Também pode-se atribuir essa insuficiência as leis existentes em nosso código penal.
As autoridades também não são contempladas com este direito, portanto não conseguem garantir sua própria segurança e consequentemente não vão proporcionar a tranqüilidade merecida para a sociedade.
Podemos mencionar algumas causas no tocante a falta de segurança, exemplo:
* A audácia dos maus feitores.
* A omissão por parte de quem pode agir e na maioria das vezes não age “Poder Público”.
* A tolerância que a lei oferece apesar do rigor que nela existe.
* A falta de solidariedade humana entre si, quando necessário.
As conseqüências causadas pela insegurança nos trazem prejuízos financeiros e psicológicos, causando em nos seres humanos tragédias muitas vezes irreparáveis.
Muitos pronunciamentos são feitos na tentativa de resolver a falta de segurança em nosso Município, Estado e País, no entanto outros governantes se pronunciam apenas com a intenção de convencer a população de que esta tudo bem.
Portanto é importante que a população comece prestar mais atenção em seus representantes e que suas avaliações sejam feitas corretamente fazendo com que permaneçam no poder apenas aqueles que fazem jus a função que exerce.
Hoje é muito difícil sentir-se seguro, não importa o local, não importa a conta bancária, o fato é que hoje não conseguimos usufruir de uma tranqüilidade desejada e merecida por direito.
“ Devemos praticar no mínimo o respeito, para com o próximo”.
Vereador Zezin Buxin

Professora Morre na Capital Pernambucana.


Faleceu na tarde deste sábado, 03 de abril 2010 em Recife a professora Auxiliadora (Dodora ) a mesma estava internada já fazia alguns dias. Seu sepultamento foi na manhã do domingo dia 04 de abril de 2010 as 10:00 da Manhã no cemitério local.

Toyoteiro é assassinado em Santa Cruz do Capibaribe


A vítima Valmir Vieira, 29 anos, ‘Tripa do Toyota’ como era mais conhecido, residia na Rua Moisés Ferreira no centro de Santa Cruz do Capibaribe, segundo informações da Polícia Militar, elementos desconhecidos tentaram roubar a vítima que estava em frente a sua residência, no momento em que Tripa correu tentando entrar em sua casa mas foi alvejado com um disparo que atingiu sua cabeça. A vítima foi socorrida para o Hospital Municipal de Santa Cruz do Capibaribe porém, não resistiu ao ferimento e faleceu. Os assassinos conseguiram fugir. A Polícia Militar 3ª CIPM iniciou de imediato as buscas no intuito de identificar e prender o assassino, mas não obteve êxito.

Tarado é preso em flagrante na cidade de Toritama


A Polícia Militar foi solicitada para comparecer no centro da cidade de Toritama por conta de um crime de estupro, ao chegar no local os policias constataram que populares já haviam prendido o elemento, Josinildo Ferreira de Lima 26 anos, ‘ Nildo’, que reside no bairro Areal naquela cidade. Segundo informações da polícia, o acusado foi preso depois de praticar o estupro contra uma costureira de 29 anos. A vítima Cristina, afirmou na delegacia que tudo aconteceu quando ela precisou sair de casa para comprar gás para colocar em um candeeiro, já que a energia elétrica de sua residência está cortada, a dona de casa relatou que voltava quando foi abordada pelo o elemento que afirmou está armado com uma arma de fogo, e que a vítima não reagisse. O estuprador empurrou Cristina para dentro da residência e praticou o crime, ainda segundo a polícia, Nildo teria tentado abusar sexualmente da filha da vítima uma garota de 7 anos, mas não conseguiu por que Cristina saiu de casa e pediu ajuda aos vizinhos que conseguiram prender o elemento. Os populares lincharam o tarado que foi encaminhado pela Polícia Militar para a delegacia de Santa Cruz do Capibaribe onde aconteceu o plantão do final de semana. Em uma entrevista exclusiva para nossa equipe, o delegado Dr. Felipe responsável pelo o plantão, afirmou que ‘várias pessoas chegaram na residência da vítima e prenderam o elemento, mesmo que ele negue o polícia tem provas suficiente para prender o acusado em flagrante’ concluiu o delegado.Nildo relatou que teve sim relação com Cristina, mas não foi a força pois eles estavam bebendo e depois foram para um local escuro onde praticaram sexo, em relação a garota Nildo diz não ter tocado na menina a versão do acusado foi desmentida pela polícia que encaminhou o acusado para o Presídio Juiz Plácido de Sousa em Caruaru.
fotos: Joelson Fotografo
Do patrulhadoagreste.blogspot.com

Forró da Rede terá Petrúcio Amorim como atração

A Rede Feminina de Combate ao Câncer de Caruaru marcou para o dia 22 de maio a sexta edição do ‘Forró da Rede’, este ano tendo como atrações a banda Alternativa e o cantor e compositor Petrúcio Amorim.
A festa que apresentará um repertório regado a música nordestina será no Sesc. Os ingressos para o evento filantrópico podem ser adquiridos no 3721.3815 ou no 3722.0214.
Fonte: Central de Jornalismo Liberdade

Audiência Pública no MP discute poluição sonora em Caruaru


A Vigilância Sanitária de Caruaru está convocando os proprietários de bares e estabelecimentos que produzem poluição sonora a participar de uma audiência, hoje (5) a tarde, no Ministério Público.
A lei que combate à poluição sonora entrou em vigor em setembro de 2009 e pune quem estiver incomodando a vizinhança, a qualquer hora, podendo ter o equipamento apreendido e pagar uma multa de, no mínimo, R$ 2 mil.
Fonte: Central de Jornalismo Liberdade

Morre jovem de família tradicional de Toritama


Djânio Soares Bezerra,23 filho de Deja de Daniel e Ednalva,morreu na madrugada desta segunda- feira na BR 104.
Djânio estava em uma moto com um colega e colidiu com um caminhão que estava quebrado no meio da pista,sendo ainda socorrido, não resistiu aos ferimentos e faleceu,seu sepultamento será nesta segunda feira dia 05 de abril de 2010 às 5:00 Horas da tarde.

Começol nesta segunda feira em caruaru vistoria de mototaxi


Dando sequência ao processo de regulamentação do serviço de mototaxi em Caruaru, a Autarquia Municipal de Defesa Social, Trânsito e Transportes (Destra) inicia hoje, 5, a vistoria nas motos, trabalho que se estenderá até 10 de maio. A expectativa é atender a 1.770 mototaxistas que já passaram por outras etapas, a exemplo do curso de direção defensiva.
As motos pintadas de cores diferentes deverão ser modificadas e os proprietários devem se dirigir a 4ª Ciretran para solicitar a alteração da cor do veículo no documento, conforme legislação vigente. Para a alteração do documento o proprietário deverá levar o recibo e o documento do veículo, a carteira de habilitação e a declaração de mudança de cor. Mais informações no telefone 3701.1174
Fonte: Central de Jornalismo Liberdade

CNI atuará em 117 projetos em tramitação no Congresso

CNI atuará em 117 projetos em tramitação no Congresso
Com a presença dos presidentes do Senado, José Sarney (PMDB-AP), da Câmara dos Deputados, Michel Temer (PMDB-SP), e de uma centena de parlamentares, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) lança na próxima terça-feira, 6 de abril, em Brasília, a Agenda Legislativa da Indústria 2010. O documento lista 117 projetos em tramitação no Congresso de interesse do setor e sobre os quais a CNI irá atuar.
O presidente da CNI, Armando Monteiro Neto, explica que um dos objetivos da Agenda Legislativa é contribuir com o Congresso Nacional na adoção de políticas públicas que permitam não só o crescimento sustentado da economia, como o aumento da competitividade das empresas. Será a 15ª edição da Agenda Legislativa, que, segundo Monteiro Neto, “é o diálogo mais duradouro, sistemático e transparente que um grupo da sociedade mantém com o Congresso Nacional”.
Do total de 117 projetos listados como de interesse direto da indústria, 20 deles constituem a chamada Pauta Mínima, relação de propostas que a CNI considera de alto impacto no ambiente de negócios. Tal impacto pode ser positivo, como o projeto que reestrutura o sistema do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), ou negativo, do ponto de vista da indústria, como a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que reduz a jornada de trabalho.
A defesa dos interesses da indústria no Congresso é feita “de forma construtiva, clara e aberta”, assinala o presidente da CNI. Na sua visão, a Agenda Legislativa da Indústria “se confunde com a agenda do país, na medida em que propõe inovações legislativas que induzem a modernização, a competitividade e a expansão da indústria brasileira e contribui para o desenvolvimento econômico e social”.
Cada um dos 117 projetos incluídos na Agenda Legislativa da Indústria tem uma síntese executiva e a posição do setor, se convergente, convergente com ressalvas ou divergente, com as justificativas e sugestões de aperfeiçoamento, se for o caso. Os projetos selecionados são ordenados por temas, como sistema tributário, e por subtemas, como, por exemplo, sistema de negociação trabalhista.

Tiroteio em Fazenda Nova no domingo de Páscoa


Cinco pessoas foram alvejada a bala durante a Paixão de Cristo em Nova Jerusalém na cidade de Brejo da Madre de Deus. O crime aconteceu na Praça Paixão de Cristo, Alto da cocada em Fazando Nova distrito de Brejo no Agreste de Pernambuco. As vítimas foram, Rogelson José da Costa, Sérgio Douglas Bezerra, que reside na Rua Lucas Evangelista no bairro Brasília, em Taquaritinga do Norte, José Martins dos Santos, residente no Sitio São Miguel em Taquaritinga do Norte, João Antônio do Nascimento Sé da Costa, endereço não informado, e Anderson Carlos da Silva, também não informado o endereço. Segundo informações da Polícia Militar, as vítimas encontravam-se na Praça da Paixão, quando foram surpreendidas por dois elementos desconhecidos que estavam armados e efetuaram vários disparos contra as vítimas, em seguida fugiram com destino ignorado. As cinco vítimas foram socorridas para o hospital Municipal de Brejo da Madre Deus, onde foram medicadas e liberadas já que sofreram apenas ferimentos leves. Os policias realizaram rondas porém sem êxito, ninguém foi preso, as vitimas foram orientadas a prestarem queixa na delegacia de polícia.

Sábado de Aleluia marcado por vandalismo



Atos de vandalismo aconteceram durante a Semana Santa, em Santa Cruz do Capibaribe o local escolhido pelos so vândalos foi a Avenida 29 de Dezembro no centro da cidade. Enquanto algumas pessoas brincavam (na caça ao Judas) em forma de protesto, alguns bonecos foram malhados, na maioria das vezes os bonecos reapresentam personalidades que não estão agradando o povo. na maioria das vezes eles são feitos de tecidos e buchas de pano. Infelizmente algumas pessoas utilizam desta desculpar para praticar atos de vandalismo, isso passou dos limites em Santa Cruz do Capibaribe e até mesmo em São Domingos distrito da cidade de Brejo da Madre de Deus. Em São Domingos o local escolhido pelos os vândalos, foi a ponte que separa o distrito da cidade de Santa Cruz. alguns elementos altearam fogo em vários bonecos e conseguiram interromper o trânsito no local. A foto mostra uma enorme chama na ponte de São Domingos e na Avenida 29 de Dezembro, que também teve o trânsito interrompido por algumas horas, o trecho da 29 de Dezembro foi quase enfrente ao Hospital Municipal Raimundo Francelino Aragão, ato de irresponsabilidade enorme, não sabendo que alguém que esteve-se em busca de socorro poderia até morrer por conta do ato criminoso, As chamas permaneceram por mais de hora, atrapalhando o transito e colocando pessoas em risco, já que os locais são bastante utilizadas por veículos e pedestres.Espero que um dia essas pessoas pense melhor na vida e pare com esse tipo de atitude que não leva a lugar nem um.

Mais uma pessoa morre na PE- da morte!



Outro acidente fatal aconteceu na PE-160 ( A PE da Morte), trecho de Santa Cruz do Capibaribe. Tudo aconteceu por das 05:00h. deste Domingo (04), mais uma vez foi registrado que a bebida alcoólica pode ter sido o motivo de mais uma tragédia, já que semana passada outras duas pessoas morreram em outro acidente na mesma PE, e dentro dos dois veículos também foram encontradas garrafas de bebida alcoólica. Desta vez o acidente aconteceu na Volta do Serrote próximo à Boate Colinas, na entrada da cidade. Sebastião José Jordão de 65 anos, faleceu no local, Sebastião, vinha em uma ‘carroça de burro’, quando o veículo Gol, de cor grafite e placas KIU-2173 de Recife, vinha em alta velocidade sobrou na curva e acertou a vítima. O motorista vinha no sentido Pão de Açúcar á Santa Cruz, a carroça que a vítima estava conduzindo ficou totalmente destruída, o carro só parou depois de bater na carroça e em um poste as margens da PE. Um jumento que puxava a carroça de Sebastião, também foi atingido e não resistiu ao acidente e morreu na hora. Já o motorista do carro fugiu sem prestar socorro. No veículo foi encontrada uma garrafa de Wisk. A polícia já sabe quem estava dirigindo o veículo, Rodrigo Gouveia Alencar, de 28 anos, e endereço na revelado pela a polícia. Populares informara que Sebastião estava trabalhando, e que ele residia no bairro Oscarzão em Santa Cruz do Capibaribe.

Semana santa nas estradas de Pernambuco???


A Polícia Rodoviária Federal está registrando um trânsito violento e marcado por acidentes durante a Semana Santa. É que na madrugada deste sábado (03), uma pessoa morreu e quatro ficaram, feridas em uma colisão, na PE-145, na cidade de Itaúna. Segundo informações da PRF, o pedreiro, Josias Máximo Torres, 59 anos, seguia sozinho, no sentido Itaúna-Caruaru e bateu de frente contra outro veículo que ia de Jabiatão dos Guararapes para Fazenda Nova.
O impacto da colisão foi tão forte que dividiu um dos carros ao meio e a parte traseira acabou sendo arremessada para fora da pista. O trânsito teve que ser controlado porque apenas um pequeno espaço de uma das faixas ficou livre das ferragens.
Natalia Priscila Cavalcante Oliveira, 20 anos; Renata Priscila do Nascimento, 21; Hilton Paulo da Silva, 25, e Paulo César da Silva, 24, foram encaminhados ao Hospital Regional do Agreste (HRA), em Caruaru. Eles tiveram ferimentos leves e passam bem.

Central vence o Porto no clássico da cidade: 2x0


O Central venceu o clássico da cidade, neste domingo, no Lacerdão, pela 19ª rodada do Campeonato Pernambucano. A Patativa bateu o Porto por 2 a 0, com gols de Guego e Souza. Com o resultado, o Central assume a 5ª colocação com 28 pontos conquistados. O Porto é o 7º colocado com 26 pontos.
O Porto volta a jogar na quarta-feira contra a Cabense. Já o Central joga na quinta-feira diante do Náutico.
Confira o placar
Central 2 x 0 Porto
Cabense 1 x 3 Sport
Vitória 3 x 2 Náutico
Ypiranga 0 x 2 Santa Cruz
Araripina 2 x 1 Salgueiro
7 de Setembro 1 x 1 Vera Cruz
Classificação

1º - Sport – 47
2º - Santa Cruz – 35
3º - Náutico – 34
4º - Cabense – 28
5º - Central – 28
6º - Ypiranga – 27
7º - Porto – 26
8º - Vitória – 23
9º - Salgueiro – 22
10º - Araripina – 20
11º - Vera Cruz – 15
12º - Sete de Setembro – 15
Central de Jornalismo
Helenivaldo Pereira

Chuva não vem, Vettel passeia na Malásia e Massa é o novo líder do campeonato


A tão esperada tempestade tropical na Malásia não veio e, finalmente, após duas corridas com problemas, a RBR pôde fazer seu passeio de domingo na Malásia. Com facilidade, Sebastian Vettel superou o companheiro Mark Webber ainda na largada e rumou, sem ser ameaçado, para sua primeira vitória na temporada. O australiano, seu companheiro de equipe, chegou na segunda posição. Nico Rosberg, da Mercedes, completou o pódio, em terceiro. Mas quem se deu bem na corrida foi Felipe Massa. Com o sétimo lugar, o brasileiro assumiu a liderança do campeonato com 39 pontos, dois à frente de Fernando Alonso, que teve o motor quebrado na penúltima volta.
Se a briga na ponta foi gelada, os pilotos da McLaren e da Ferrari fizeram uma excelente corrida de recuperação e conseguiram suas vagas na zona de pontuação. Lewis Hamilton, com um carro com mais velocidade nas retas de Sepang, conseguiu evoluir rapidamente, e terminou em sexto. Entretanto, ele teve de segurar uma branda pressão do brasileiro nas voltas finais.
Jenson Button foi superado por Felipe Massa, mas resistiu bravamente aos ataques de Alonso na parte final da corrida. O inglês da McLaren conseguiu a oitava posição. O espanhol, no entanto, sofreu com problemas na redução de marchas em seu câmbio desde a metade da corrida e acabou fora da prova com a falha mecânica em seu motor Ferrari.
Rubens Barrichello teve problemas na largada com seu Williams e perdeu muitas posições. Ele terminou a corrida apenas em 12º, com um carro muito ruim nas retas. Já Lucas di Grassi (14º), da VRT, e Bruno Senna (16º), da Hispania, conseguiram terminar uma corrida pela primeira vez na temporada de estreia na Fórmula 1.
A corrida
A chuva esperada para a largada não veio e o GP da Malásia começou com pista seca em Sepang. E os probelmas mecânicos começaram antes mesmo do alinhamento no grid na reta dos boxes, Pedro de la Rosa, da Sauber, teve problemas com seu motor Ferrari e parou no meio do circuito. Por causa da falha, o espanhol, que largaria em 12º, ficou fora da prova.
Na largada, Rubens Barrichello teve problemas com seu Williams e saiu de sua posição muito lentamente. O brasileiro caiu da sétima para a 18º posição por causa da falha. Na frente, Sebastian Vettel, que era o terceiro, pulou muito bem e dividiu a primeira curva com o companheiro Mark Webber, pole position. O alemão superou o australiano e assumiu a ponta.
Os pilotos da McLaren e da Ferrari, que largaram muito atrás, ganharam muitas posições já na primeira volta. Com uma excelente largada, por dentro, Lewis Hamilton e Felipe Massa pularam para a 13ª e 14ª posições, respectivamente. Apesar de terem escolhido a linha errada, a de fora, Alonso e Button também subiram, mas ficaram imediatamente atrás de seus companheiros.
Na segunda volta, Hamilton conseguiu ultrapassar com facilidade Sebastien Buemi e ganhou a 12ª posição. Massa não teve a mesma tranquilidade e ficou preso atrás do suíço. Logo atrás, Button tentou a ultrapassagem sobre o brasileiro, mas acabou sendo superado por Fernando Alonso, que se aproximou muito do companheiro de Ferrari.
Hamilton continuava a ganhar posições ao superar Jaime Alguersuari na quarta volta. No fim do pelotão, Timo Glock e Heikki Kovalainen se tocavam. O alemão da VRT foi para a caixa de brita e abandonou a corrida. Na oitava volta, o inglês da McLaren se aproximou de Vitaly Petrov para lutar pelo décimo lugar. Ele superou o russo antes da reta dos boxes, mas tomou o troco na curva seguinte. Ele conseguiu a ultrapassagem de novo em seguida, mas mudou de linha mais de uma vez na reta dos boxes e recebeu uma bandeira de advertência dos comissários.
Na nona volta, Kamui Kobayashi abandonava a corrida após a quebra do motor Ferrari da Sauber na primeira curva. Já Button dava o troco em Alonso e recuperava a 15ª posição. Mas o inglês da McLaren resolveu apostar em uma troca de pneus precoce, assim como na Austrália, quando venceu a prova, e parou nos boxes na passagem seguinte.
Michael Schumacher, que vinha em uma corrida discreta, teve problemas com sua roda traseira esquerda e foi forçado a abandonar a corrida. O piloto da Mercedes sequer conseguiu voltar aos boxes após a falha. Hamilton, por sua vez continuava em sua batalha por posições. Ele entrou na briga pela sexta posição, junto com Nico Hulkenberg e Vitantonio Liuzzi.
Sem previsão de chuva e já com os pneus trocados, Button voava na pista, enquanto os pit stops continuavam com Hulkenberg e Petrov. Vitantonio Liuzzi, que estava na briga por pontos, teve seu carro recolhido à garagem após seu carro ficar muito lento na pista.
Atrás de Massa, Alonso parece ter problemas na redução de marchas de seu carro, mas seu tempo de volta não se alterava. Na frente, Vettel fazia seu pit stop na 24ª volta e voltou na terceira posição. Webber parou na volta seguinte, mas ficou atrás de Hamilton, que já era o segundo colocado a esta altura, mas não tinha parado nos boxes.
Felipe Massa fez seu pit stop na 27ª volta e colocou os pneus macios. Ele voltou à pista na nona posição, atrás de Button. Com isso, Alonso e Hamilton eram os únicos carros a não parar nos boxes nesta altura da corrida. O inglês só entrou na 31ª passagem e voltou na sexta posição, logo à frente de seu companheiro da McLaren.
O brasileiro da Ferrari, com pneus novos, era dois segundos mais rápido que Button. Ele reduziu a vantagem rapidamente, mas não conseguia a ultrapassagem. A McLaren tinha mais velocidade nas retas, complicando a vida de Massa. Enquanto isso, a Ferrari demorava a chamar Alonso para o pit stop, talvez esperando pela chuva na corrida.
O espanhol só parou na 37ª volta e colocou os pneus macios. Com Massa preso atrás de Button, Alonso começou a tirar dois segundos por volta dos rivais à sua frente. Após dez voltas, o brasileiro conseguiu a ultrapassagem sobre o inglês da McLaren e abriu boa vantagem. A responsabilidade então ficou com o bicampeão mundial.
Fonte: G1

Vacinação de jovens contra nova gripe começa nesta segunda


Eles são jovens saudáveis de 20 a 29 anos de idade, estudantes, donas de casa, executivos e funcionários em início de carreira, sem grandes preocupações com a saúde. Trabalham muito e têm pouco tempo disponível. São também, estima-se, 35 milhões de pessoas, o maior público-alvo da terceira etapa da megacampanha de vacinação contra a nova gripe, que começa na segunda-feira (5), e atende justamente a essa faixa etária. O público poderá ser imunizado até o dia 23 deste mês.
A meta da campanha é atingir 80% dos grupos de maior risco para adoecer e morrer pela nova gripe - caso das pessoas de 20 a 29 anos. A intenção do Ministério da Saúde não é evitar a transmissão, já que o vírus está disseminado globalmente desde o ano passado, mas evitar mortes provocadas pela doença.
Segundo avaliação de especialistas e do Ministério, diferentemente de outros públicos da campanha de vacinação, como doentes crônicos, crianças e gestantes - que frequentam com maior assiduidade serviços de saúde -, jovens saudáveis são um público difícil de alcançar em uma estratégia de imunização.
Campanha contra a rubéola
As autoridades de saúde já enfrentaram desafio semelhante durante uma outra grande campanha de vacinação, a imunização de homens jovens de 20 a 39 anos contra a rubéola, em 2008. Foi preciso levar a vacina a locais como universidades e supermercados, além dos postos de saúde.
Mesmo assim, entre os homens, mais arredios aos cuidados com a saúde, considerando-se todo o país, a meta foi atingida. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
Fonte: G1

Decretado estado de emergência em área afetada por tremor no México



O governo do estado mexicano de Baixa Califórnia decretou neste domingo (4) estado de emergência em Mexicali, cidade mais afetada pelo terremoto de 7,2 graus que atingiu a região.
Leia também: 'Parecia cena de ‘Poltergeist’', diz brasileiro que sentiu tremor nos EUA
Pelo menos duas pessoas morreram por causa do terremoto na cidade, de acordo com a declaração do governador José Guadalupe Osuna. "Um morreu com a queda de uma parede e outro após o desmoronamento de uma casa", explicou Osuna em uma declaração televisionada.
Além das duas mortes, centenas de pessoas tiveram ferimentos leves na cidade, e há danos em um número não determinado de casas, estabelecimentos comerciais e hospitais, disse à AFP o diretor de Proteção Civil estadual, Alfredo Escobedo.
O diretor da Defesa Civil da Baixa Califórnia, Alfredo Escobedo, informou que a casa de um dos homens que morreram após o tremor se localiza no Vale de Mexicali, a 18 quilômetros de onde foi o epicentro do tremor.
Escobedo disse que a vítima não foi identificada. Os problemas com as linhas telefônicas e o corte na provisão de energia elétrica dificultaram a difusão de informação sobre os danos, sobretudo em Mexicali.
Segundo o Serviço Sismológico Nacional (SSN) mexicano, o terremoto ocorreu às 15h40 locais (19h40 de Brasília) a 18 km ao sudeste da capital da Baixa Califórnia, Mexicali, município fronteiriço com os Estados Unidos e que tem 900 mil habitantes.
Réplicas
O Serviço Geológico dos Estados Unidos emitiu um comunicado em que informa que houve réplicas de 3,8 e 3,6 graus de magnitude e, além disso, outro terremoto, de 5,1 graus no sul da Califórnia americana.
Essa última réplica aconteceu às 16h15 local (20h15, Brasília) a 16,9 quilômetros de profundidade e a um quilômetro de Imperial (Califórnia).
O Centro de Informação sobre Terremotos mexicano informou que houve dez réplicas após o tremor, a mais forte de 5,4 graus Richter.
Ao "Los Angeles Times", sismólogos do Instituto de Tecnologia da Califórnia disseram que 20 milhões de pessoas nos dois países sentiram o abalo.
Em Mexicali, "pelo menos um edifício colapsou e outros prédios públicos e privados têm alguns danos", explicou Alfredo Escobedo.
O funcionário alertou que o balanço seguramente deve ser maior porque, por ser domingo, é possível que muitos imóveis comerciais e escolas não tenham sido verificados.
Fonte: G1