quarta-feira, 27 de janeiro de 2021

Enem 2020: confira os gabaritos das provas do exame

As provas do Enem 2020 foram aplicadas em dois domingos, nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021

As provas do Enem 2020 foram aplicadas nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021 - Foto: JC Imagem

O Ministério da Educação (MEC) divulgou há pouco o gabarito oficial Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020. No primeiro dia do exame (17/01) os candidatos responderam às provas de linguagens e ciências humanas. Já as provas de matemática e ciências da natureza foram realizadas no segundo dia do exame (24/01).

Abstenção 

A abstenção no primeiro dia foi de 51,5% dos candidatos inscritos, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Do total de 5.523.029 inscritos para a versão impressa do Enem, 2.842.332 faltaram às provas.

A abstenção no segundo dia foi de 55,3%, um recorde no exame, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Do total de 5.523.029 inscritos no exame, menos da metade, 2.470.396, compareceu aos locais de prova.

Ao todo, cerca de 2,5 milhões de candidatos fizeram as provas este ano, número que representa menos da metade dos participantes inscritos nas provas.


Resultado final 

Mesmo com os gabaritos em mãos, não é possível saber a nota no exame. Isso porque o Enem é corrigido com base na chamada teoria de resposta ao item (TRI), que leva em consideração, entre outros fatores, a coerência de cada estudante na própria prova.

A previsão para a divulgação dos resultados finais é dia 29 de março.


Fonte: Radio Jornal Recife

FUNERÁRIA ANJOS

Hemope Caruaru sofre com baixa nos estoques de sangue desde o ano passado

É preocupante o estoque de bolsas de sangue do Hemope em Caruaru, Agreste Pernambucano. Desde o início da pandemia da covid-19, o número de doações vem diminuindo de forma expressiva a cada mês. Atualmente, a situação está crítica para todos os tipos sanguíneos, o mês de janeiro está finalizando e as doações continuam baixas.

Maria José Menezes, captadora do Hemope relata todas as dificuldades nesse período. “Nesse momento que a gente está vivenciando, o período de janeiro e desde o ano passado, a gente teve uma queda principalmente nos grupos O-. Convocamos muitos doadores e eles atenderam o nosso pedido, mas a gente sabe que vivemos em campanhas permanentes. Sabemos também que todos os grupos de sangue são importantes, o O – e os negativos como a gente fala, são grupos raros e poucas pessoas tem esses grupos sanguíneos. E o chamamento maior em cima dessas pessoas, mas lembramos que todos os grupos são importantes nesse momento”, explica.

Para doar sangue, a pessoa deve ter entre 16 anos e 69 anos e 11 meses (59 anos e 11 meses para a primeira doação). Os menores de 18 anos precisam da presença do responsável legal (pai ou mãe), bem como levar xerox da identidade. É necessário ter mais de 50 kg, estar alimentado e em boas condições de saúde, além de apresentar um documento original, com foto (identidade, carteira de habilitação ou carteira de trabalho). Também é necessário respeitar os intervalos entre as doações de sangue, que são de três meses, para homens, e quatro meses, para mulheres.

O horário de funcionamento do Hemope é de 7h30 às 12h e das 13h30 até às 17h. Existe também o agendamento para a coleta do sangue onde o doador pode agendar através do número 81 3719-9569. A unidade da Capital do Agreste, fica localizada na Avenida Oswaldo Cruz, sem número, vizinho ao Hospital São Sebastião.


Fonte: Rádio Liberdade

Inep divulga nesta quarta-feira gabarito oficial do Enem 2020

Provas do Enem 2020 terminaram no último domingo

Enem - Foto: Reprodução/NE10 Interior

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulga nesta quarta-feira (27) os gabaritos oficiais das provas objetivas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020. Os participantes poderão conferir o gabarito oficial do Enem no site do Inep e no aplicativo do Enem.

O Enem impresso foi aplicado nos dois últimos domingos, dias 17 e 24 de janeiro. Os participantes resolveram questões objetivas de matemática, ciências da natureza, ciências humanas e linguagens. Fizeram também a prova de redação, a única subjetiva do exame.

Mesmo com os gabaritos em mãos, não é possível saber a nota no exame. Isso porque o Enem é corrigido com base na chamada teoria de resposta ao item (TRI), que leva em consideração, entre outros fatores, a coerência de cada estudante na própria prova.

Ou seja, se ele acertar questões difíceis, é esperado que acerte também as fáceis. Se isso não acontecer, o sistema entende que pode ter sido por chute. O estudante, então, pontua menos que outro candidato que tenha acertado as mesmas questões difíceis, mas que tenha acertado também as fáceis.

Notas finais

A previsão para a divulgação dos resultados finais é dia 29 de março. Nessa data os participantes saberão também quanto tiraram na redação. Mas, apenas depois da divulgação do resultado, em data ainda a ser definida, os candidatos terão acesso à correção detalhada da prova de redação. 

Ao todo, segundo o Inep, cerca de 2,5 milhões de candidatos fizeram as provas este ano, número que representa menos da metade dos participantes inscritos nas provas. O Enem 2020 terá ainda uma versão digital, que será aplicada nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro. 

As notas poderão ser usadas para acessar o ensino superior e participar de programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) - que oferece vagas em instituições públicas - Programa Universidade para Todos (ProUni) - que oferece bolsas de estudo em instituições privadas - e, Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que oferece financiamento a condições mais vantajosas do que as de mercado.

Logística

Após a aplicação do exame no último domingo (24), começou a chamada etapa de logística reversa. Nela, os chefes de sala conferem os cartões-resposta e as folhas de redação e de rascunho dos candidatos presentes e ausentes. Esse material é colocado em malotes que são enviados para as centrais de correção do consórcio aplicador.

Segundo o Inep, o processo é feito com escolta militar. Os veículos usados no transporte dos malotes são monitorados por satélite e contam com um sistema de segurança máxima da carga transportada. A realização do Enem, antes e após a aplicação, envolve o Exército, a Polícia Civil, Polícia Militar, Bombeiros, a Polícia Federal, as secretarias de Segurança e a Polícia Rodoviária Federal.

Quando recebe os malotes, o consórcio aplicador digitaliza os cartões com as respostas e as folhas de redação. Os arquivos digitalizados das redações são repassados às equipes responsáveis pela correção dos textos. O Inep explica que, para garantir isonomia na correção, as redações são enviadas aos mais de 9 mil corretores sem a identificação dos participantes.

A correção das provas objetivas é feita por meio de uma tecnologia de reconhecimento do cartão-resposta. O cálculo da nota, usando a TRI, é feito pelo consórcio aplicador e pelos pesquisadores do Inep, que também são responsáveis pela conferência e a solução de eventual discrepância.

Reaplicação 

O Enem ocorreu em meio à pandemia do novo coronavírus e, por isso, adotou uma série de medidas de segurança, como o uso obrigatório de máscaras. Os participantes que estivessem com sintomas de covid-19 ou outra doença infectocontagiosa não deveriam comparecer aos locais de prova. Esses estudantes poderão fazer o exame na data da reaplicação, nos dias 23 e 24 de fevereiro.

Para isso, aqueles que ainda não o fizeram têm até o dia 29 para solicitar a reaplicação na Página do Participante. Podem também pedir para participar da reaplicação os candidatos que foram prejudicados por questões logísticas, como falta de água ou luz e aqueles que foram impedidos de fazer o exame porque as salas estavam lotadas e era preciso garantir o distanciamento entre os participantes. Segundo o Inep, isso ocorreu em pelo menos 37 escolas de 11 cidades.

As provas foram canceladas no estado do Amazonas, em Rolim de Moura (RO) e em Espigão D'Oeste (RO) por causa da pandemia. Esses estudantes também deverão fazer o exame na data da reaplicação. Eles não precisarão solicitar a participação. Segundo o Ministério da Educação, foram cerca de 20 ações judiciais em todo o país contrárias à realização do exame.


Fonte: Agência Brasil

JOVEM FOI ASSASSINADO A TIROS NO CARIRI PARAIBANO.

Na noite desta terça-feira (26) por volta das 20h, um homem foi assassinado a tiros no Bairro do Alto do Cemitério, na cidade de Monteiro, no Cariri paraibano.

Segundo informações, um jovem identificado por Cledson Almeida Santos, 22 anos de idade, foi assassinado a tiros com disparos de espingarda calibre 12 e de revólver e pistola na altura da cabeça e do antebraço.

Na ação criminosa, os meliantes ainda tentaram assassinar um outro jovem que estava acompanhado da vítima, mas o jovem conseguiu fugir do local do crime.

As Policias Militar e Civil foram acionadas e já estão buscando informações sobre o crime ocorrido em Monteiro. A Polícia Civil já trabalha com algumas linhas de investigações com relação a autoria do crime.

Mulher mata a filha de 5 anos e arranca olhos e língua da criança com tesoura

Um crime bárbaro foi registrado pela Polícia Militar na tarde do ultimo domingo, 24, no Povoado de São Cristóvão, em Maravilha, Sertão de Alagoas. De acordo com a polícia, uma mãe que teria transtornos mentais matou a filha, uma menina de apenas 5 anos, e arrancou os olhos e a língua da criança com uma tesoura. 

A informação foi confirmada pelo TNH1 com o 7º Batalhão da PM, que atendeu a ocorrência no interior alagoano. O avô da menina teria acionado a polícia após a mãe se trancar no banheiro com a própria filha. Quando os militares chegaram na residência, encontraram o corpo da menina, com os órgãos próximo ao corpo, e a mãe bastante transtornada.

ANUNCIE AQUI LIGUE (81)99704-3456 ou (81)99428-8603

POLÍCIA RODOVIÁRIA FEDERAL RECUPEROU MAIS DOIS AUTOMÓVEIS ROUBADOS NO AGRESTE PERNAMBUCANO.

Nesta terça-feira (26), a Polícia Rodoviária Federal realizou uma fiscalização de trânsito e resultou na recuperação de dois veículos roubados. Dois motoristas e um passageiro foram detidos em São Caetano e Garanhuns, no Agreste Pernambucano. 

O primeiro carro foi recuperado no KM 145 da BR-232, na frente do posto da PRF da cidade de São Caetano. Em consulta, os Policiais descobriram que o veículo havia sido roubado no mês de Maio de 2017 no município de Bezerros, também no Agreste. O motorista informou que havia pego o automóvel emprestado com o irmão dele e não sabia da restrição de roubo. 

Já no KM 92 da BR-423, em Garanhuns, uma equipe abordou um carro ocupado por dois homens e encontrou um registro de roubo de Agosto de 2019, em Paranatama, na mesma região. O passageiro assumiu a propriedade e informou que havia adquirido o veículo por R$12 mil há cerca de um ano, no município de Venturosa-PE. 

Todos os homens foram levados pelos PRFs para as Delegacias de Polícia Civil de São Caetano e Garanhuns, onde foram realizados os procedimentos cabíveis com as ocorrências. Os proprietários dos carros terão os automóveis restituídos.