quinta-feira, 3 de outubro de 2013

MARIVALDO ABOIADO

Agência dos Correios de Xexéu é assaltada

Agência dos Correios de Xexéu é assaltada

SpokFrevo Orquestra prepara-se para lançamento de novo disco: shows começam por Caruaru

O tradicional e secular ritmo do frevo, aclamado por multidões e patrimônio cultural do Brasil, é repaginado pela SpokFrevo Orquestra com uma pegada jazzística e tons contemporâneos, num impressionante resultado musical. Sob a batuta de Inaldo Cavalcante de Albuquerque, o maestro Spok - saxofonista, arranjador e diretor musical – a big band pernambucana de 17 músicos prepara-se para entrar em turnê pelo Brasil e lançar seu disco Ninho de Vespa. O projeto foi contemplado na seleção pública do Petrobras Cultural. 

Pela primeira vez em sua história a mais representativa orquestra de frevo da atualidade leva as matizes da música pernambucana ao interior do Estado em grandes apresentações. Em outubro, o público vive a experiência de ver de perto os músicos que carregam consigo o estandarte da cultura do Estado. São espetáculos nos teatros do Sesc em Caruaru (07), Petrolina (09), Arcoverde (24) e Garanhuns (30). Também serão promovidas oficinas para jovens sobre frevo nas cidades visitadas. 

Em 2014, voos ainda mais altos para o frevo mundo afora: tour nos Estados Unidos, além do intercâmbio internacional com o Jazz at Lincoln Center, dirigido por Wynton Marsalis. A SFO, com seus naipes de saxofones, trombones, trompetes, além de guitarra, contrabaixo, bateria e percussão, vai ultrapassando barreiras sonoras por onde passa. 

O disco, Ninho de Vespa, chega ao público como uma maturação da estreia com Passo de Anjo (2004), e traduz, como o título suscita, uma complexa comunhão de gêneros musicais brasileiros não eruditos aludidos para plateias de concerto, indo além da música para fazer dançar, tão associada aos sons carnavalescos. 

O álbum expande as experiências sonoras e amplia regras quase imutáveis da fórmula típica do frevo, também na carta de compositores, mostrando que o ritmo não demarca apenas um reduto pernambucano, mas permeia a história da música popular brasileira. Numa pluralidade de sotaques, estão presentes: a faixa título Ninho de Vespa, de Dori Caymmi com letra de Paulo Cesar Pinheiro; a parceria em Tá Achando que Tá Devagar? de Hamilton de Holanda, que participa com seu inconfundível bandolim; Comichão, de Jovino dos Santos Neto; Quatro cantos, com Nelson Ayres ao piano; e Spokiando, assinada pelo violonista alagoano João Lyra (junto com Adelson Viana). 

Entre as pratas-da-casa de Pernambuco, demarcam o território do frevo clássicos de Nelson Ferreira (1902/1976), na trilogia Gostosão, Gostosinho e Gostosura. O forró deu passos de frevo em Capibarizando, de Beto Hortis, um dos grandes sanfoneiros nordestinos e na belíssima 11 de abril, de Dominguinhos, com um arranjo antológico de Spok. Nas apresentações na Europa, a execução deste tema, um frevo-de-bloco que, de repente, vira frevo-de-rua, levantou plateias. Aliás, boa parte deste repertório de treze faixas foi testada e lapidada no palco. 

Com esse disco, o propósito maior da Spokfrevo - arrancar o frevo do seu papel coadjuvante e levá-lo ao palco, como ator principal – vem sendo cumprido, reinventando a tradição com excelência musical e conhecimento de causa.

9ª Beinal do Livro de Pernambuco começa nessa sexta

Da redação do jornlaextra.com.br 

Tem início nesta sexta-feira, 04, a 9ª edição da Bienal do Livro de Pernambuco. O evento, realizado no Centro de Convenções, em Olinda, traz o tema “Literatura, Futebol e Identidades Nacionais” e segue até o dia 13 de outubro. A Bienal homenageia os escritores Gilvan Lemos, Antônio Maria e Canção, além do livreiro Tarcízio Pereira, do editor José Cortez e Eurico de Barros e Silva. 

Além dos espaços de exposição de livros e editoras, a bienal apresenta uma programação de debates, palestras e oficinas literárias. Um destaque desta edição é o espaço dedicado ao público infantil, a bienalzinha, com apresentações e atividades lúdicas para incentivar a inserção dos pequenos ao mundo das letras. 

Entre os destaques da programação, estão o jornalista e escritor Xico Sá, e o escritor angolano Pepetela. Para conferir a programação completa, acesse o site da Bienal.

BALANÇO FINAL

Operação Fortuna prende 38 pessoas de duas quadrilhas que atuavam em Olinda

A polícia civil apresentou na manhã desta quinta-feira (3) o balanço final da Operação Fortuna. A ação começou no mês de maio e prendeu no total 38 pessoas, pertencentes a 2 quadrilhas, que atuavam e comandavam o tráfico de drogas e homicídios, nos bairros de Peixinhos, Jardim Brasil, Ouro Preto e Cidade Tabajara, em Olinda, Região Metropolitana do Recife.

Rede será institucionalizada em defesa da democracia

Marina Silva reafirma sua confiança na democracia e na Justiça Eleitoral, que deve decidir nesta quinta-feira, dia 3 de outubro, o destino da Rede Sustentabilidade.

ENTREVISTA

O Vice Presidente do Ypiranga (Zé Nelson) fala com exclusividade ao Repórter Beto Melo sobre a reunião do Conselho Arbitral que decidiu a data do começo do Campeonato Pernambucano 2014.

QUADRILHAS DESARTICULADAS

Polícia desarticula duas quadrilhas que atuavam no Bairro de Peixinhos, em Olinda

 Foto: Clarissa Siqueira/ Rádio JC News
Os suspeitos foram levados ao Grupo de Operações Especiais (GOE)
Foto: Clarissa Siqueira
18 mandados de prisão temporária e outros 18 de busca e apreensão foram cumpridos no dia de ontem pela Polícia Civil De Pernambuco. A operação, batizada de fortuna, foi contra dois grupos suspeitos de comandar o tráfico de drogas e praticar homicídios no Bairro de Peixinhos, em Olinda, no Grande Recife.
17 pessoas foram detidas, entre elas duas mulheres. Na casa de um dos suspeitos, ainda foram achadas duas armas e drogas.
O delegado responsável pela prisão, o diretor de Polícia da Capital e Região Metropolitana, Luiz Andrey, aponta que as investigações começaram no mês de maio deste ano e desarticulou grupos rivais.

A Operação Fortuna teve a participação de 210 policiais entre civis e militares. Mais detalhes da ação serão divulgados pela Policia Civil nesta quinta-feira (3). Os suspeitos foram levados ao grupo de Operações Especiais (GOE) no Bairro do Cordeiro, Zona Oeste do Recife e depois encaminhados ao Cotel, em Abreu e Lima, na Região Metropolitana do Recife.

MATÉRIAS DE CONSTRUÇÃO É LEVADO DE RESIDENCIA

O repórter Beto Melo, traz essa e outras informações na matéria

TRAGÉDIA

Professora morta em fuga de assaltantes em Bom Conselho será sepultada nesta quinta

A tentativa de assalto à agência dos correios ocorreu na manhã da quarta. Foto: Blog claudioandreopoeta
A tentativa de assalto à agência dos correios ocorreu na manhã da quarta, acabou em perseguição e morte. Foto: Blog claudioandreopoeta
A caça aos assaltantes ainda não identificados conta com equipes das policias civil, militar e federal. O corpo de Alexandra Machado Ferreira, de 33 anos, será velado no final da manhã desta quinta-feira (3), na Igreja Matriz da Sagrada Família, no centro de Bom Conselho, no Agreste de Pernambuco.
Na manhã desta quinta, a polícia federal no Recife concedeu entrevista sobre as investigações. A polícia trabalha com a possibilidade de que os acusados sejam de outro estado, pela proximidade com o estado de Alagoas. As polícias federal, civil e militar de Alagoas já estão envolvidas na investigação. Clarissa Siqueira traz entrevista concedida pela polícia federal no Recife:
Alexandra era professora, mas trabalhava como diretora da Escola Municipal Capitão Alfredo Cavalcante de Miranda, no bairro São Miguel. O sepultamento está marcado para as 16h, no Cemitério Santa Marta, no centro de Bom Conselho.
Alexandra Machado e uma criança foram feitos reféns durante fuga.  Foto: Blog Claudioandreopoeta
Alexandra Machado e uma criança foram feitos reféns durante fuga.
Os dois homens que invadiram a agência dos Correios conseguiram levar R$ 1.700. Na saída, eles trocaram tiros com policiais militares e fizeram pessoas como reféns para escapar.
Uma comerciante que não quer ser identificada rompe a lei do silêncio e fala pouco sobre o episódio:
Alexandra Machado Ferreira foi abordada no momento em que chegava para buscar a filha na escola, na Avenida Tenente Raul de Holanda.
Próximo à agência, polícia encontrou moto roubada com placa de Palmeira dos Índios Foto: Blog Claudioandreopoeta
Próximo à agência, polícia encontro uma moto roubada com placa de Palmeira dos Índios
Um dos assaltantes levou ela e o outro filho, uma criança, de carro até o Sítio Mata Verde, na zona rural de Bom Conselho. Após abandonar o veiculo com a mulher morta, o criminoso roubou uma moto e fugiu em direção a Palmeira dos Índios, em Alagoas.
Uma parente da professora, que também opta pelo anonimato, não consegue esconder as lágrimas ao expressar o que aconteceu:
Nas proximidades da agência dos correios, a polícia encontrou uma moto roubada com placa de Palmeira dos Índios, Alagoas. Também foram recolhidas capsulas de pistolas 9mm e 1.40, de uso exclusivo da polícia.
Durante a busca pelos criminosos, o comércio fechou as portas e os moradores tiveram que sair das casas. A informação de que um dos assaltantes invadiu uma escola trouxe ainda mais pânico aos pais dos alunos.
Cláudio Santos, delegado da polícia federal, diz que pelos indícios os assaltantes são experientes:
Com cerca de 50 mil habitantes, Bom Conselho, no Agreste pernambucano fica a 280 quilômetros do Recife. O clima na cidade é de luto por conta da violência e do desfecho trágico da professora Alexandra Machado Ferreira.
O blogueiro Claudio André, diz que o clima é de luto na cidade onde ocorreu a tragédia:

RESTAURANTE PRATO CHEIO


Marivaldo Aboiado o vaqueiro popular de santa cruz para o mundo na budega nordestina

PROGRAMA NACIONAL DO PPL