A Receita Federal do Brasil, prendeu em flagrante, no dia 14/11/2022, por volta das 11h, no Aeroporto Internacional dos Guararapes/Gilberto Freyre, um homem (auxiliar de depósito) de 33 anos, natural e residente em Fortaleza/CE - (não possui antecedentes criminais). A prisão aconteceu durante os trabalhos de inteligência da Inspetoria da Receita Federal na repressão ao tráfico de entorpecentes no Aeroporto dos Guararapes e visa primordialmente a proteção da sociedade no que diz respeito à proteção da saúde e da vida das pessoas, além de coibir o enriquecimento pelas organizações criminosas.
Os servidores da Receita Federal lograram êxito em identificar uma caixa de isopor contendo 15 pacotes de açaí num voo partindo de Porto Velho/RO com escala em Brasília/DF e destino final em Recife/PE com concentração de substância orgânica após exposição ao aparelho de scanner. E ao serem abertos os pacotes na presença de seu proprietário foi encontrado escondido dentro dos quinze invólucros de açaí, outros pacotes com aproximadamente 5,42Kg (cinco quilos e quarenta e dois) quilos de cocaína.
Terminada a fiscalização aduaneira, a Polícia Federal foi acionada e conduziu o suspeito para os procedimentos de Polícia Judiciária, onde foi autuado pela prática do crime contido nos artigos 33 e 40 da Lei nº 11.343/2006 (tráfico interestadual de drogas) e caso seja condenado poderá pegar penas que variam de 5 a 15 anos de reclusão. Além da droga também foi apreendido um aparelho celular.
Em seu interrogatório o preso informou que por estar atualmente desempregado resolveu procurar um serviço temporário na internet preenchendo um formulário quando recebeu um telefonema de Porto Velho/RO oferecendo o transporte de uma caixa de açaí para Recife/PE. Foi quando se deslocou para Porto Velho/RO recebeu a caixa de Isopor e se deslocou para Recife/PE fazendo uma escala em Brasília/DF. O preso não deu maiores detalhes a quem entregaria a cocaína em Recife/PE, disse apenas que pelo transporte receberia a quantia de R$ 1.500 (mil quinhentos reais).
Esta é a 22ª apreensão de drogas realizada no Aeroporto dos Guararapes no ano de 2022 – até agora 88Kg de cocaína e 66Kg de maconha foram apreendidos e efetuada a prisão de 15 mulheres e 10 homens. O preso será enviado ainda hoje para a audiência de custódia e caso seja confirmada a sua prisão preventiva será enviado para o COTEL ficando a disposição da Justiça Estadual.
Fonte: Polícia Federal