sexta-feira, 8 de julho de 2011

Cinzas vulcânicas podem voltar a prejudicar voos no Brasil, Argentina e Uruguai

Cinzas vulcânicas do Puyehue voltam a passar sobre Buenos Aires e Montevidéu e podem atingir o extremo sul do Brasil, segundo informações divulgadas pelo Climatempo nesta sexta-feira.

A região de Buenos Aires voltou a registrar a presença das cinzas do vulcão chileno Puyehue, que teve violenta erupção entre os dias 4 e 5 de junho. A presença das cinzas vem sendo notificada desde 6 horas nas observações meteorológicas do Aeroparque, aeroporto dentro de Buenos Aires.

O aeroporto internacional em Ezeiza, na Grande Buenos Aires, registra a presença das cinzas nas suas vizinhanças desde a noite de ontem. Em Bariloche e em Neuquen, cidades argentinas mais próximas do vulcão Puyehue, e mais seriamente afetadas pelo depósito das cinzas vulcânicas, voltaram a registrar cinzas desde o começo da semana. As cinzas vulcânicas voltaram a ser registradas desde ontem em várias áreas do Uruguai, inclusive na capital, Montevideu.

A mudança na direção dos ventos no altos níveis da atmosfera volto a empurrar a nuvem de cinzas do Puyehue em direção a Buenos Aires e ao Uruguai. A previsão para manhã da direção dos ventos em torno dos 10 km/h, na região entre o Uruguai, a Argentina e o Sul do Brasil indica que os ventos devem rondar para o quadrante noroeste até a manhã deste sábado, o que desviaria a nuvem de cinzas para o Oceano Atlântico.

Porém, não se poderia descartar a chance de que as cinzas passem pelo extremo sul do Brasil até a noite de hoje, em cidades da Campanha Gaúcha e do litoral sul do Rio Grande do Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário