sexta-feira, 23 de novembro de 2012

REPORTAGEM ESPECIAL


Vozes da Seca: na quarta matéria, projetos mostram que é possível conviver com a seca

Você deve estar se perguntando agora depois de ouvir a série Vozes da Seca. Como encontrar depoimentos positivos sobre a maior estiagem das últimas décadas?
Existe saída para melhorar a vida no Semiárido pernambucano tão fortemente castigado? Um mundo possível… Saiba mais na última reportagem da série “Vozes da Seca”, do repórter Rafael Carneiro, da Rádio Jornal.
No coração do Sertão do Araripe, em Serra dos Paus Dóias, Exú, uma propriedade de 12 hectares é a moradia do casal Silvanete e Vilmar Lermer e dos 3 filhos. Eles participam de programas de convívio com a seca e, motivados pela vontade de ter acesso a terra própria, entraram no Projeto de Agricultura Familiar Agoecológica promovido pela Articulação do Semiárido Brasileiro (ASA).
Com o passar dos anos, desenvolveram técnicas de manejo, produção e convivência com o Sertão de forma sustentável. A partir da experiência, conseguem cultivar lavouras, frutas e desenvolvem a apicultura. No processo de beneficiamento eles comercializam licores, doces, geleias, vendem hortaliças e mel.
Todo esse trabalho é mantido através da captação de água das chuvas e são armazenadas em cisternas conseguidas em programas do Governo Federal. A agricultora Silvanete Lermer fala um pouco da experiência da família com o agroflorestamento.
CAMPANHA – O  Sistema Jornal do Commercio lança, nesta quinta-feira (22), uma campanha para arrecadar donativos para os flagelados da seca. A iniciativa tem o apoio de três organizações não governamentais do chamado terceiro setor – são eles:
Comitê de Resgate do Dia Nacional de Ação de Graças, Comitê Ação da Cidadania Pernambuco Solidário e o Movimento Novo Jeito. Os alimentos não perecíveis e água devem ser entregues na portaria do SJCC, na Rua Capitão Lima, no bairro de Santo Amaro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário