terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Prefeitura de Riacho das Almas chama para si a responsabilidade da segurança do município


Em reunião realizada no auditório da Escola Mário da Mota Limeira na manhã desta terça-feira (26), várias questões relacionadas à segurança da população do município de Riacho das Almas foram discutidas. Participaram do encontro o prefeito, a vice-prefeita, o presidente da Câmara de Vereadores, o gerente da agência do Banco do Brasil de Riacho das Almas Ricardo Melo, o comandante do 4º BPM e o comandante geral da PM no interior de Pernambuco Salustiano Albuquerque, além de comerciantes e população local, que também foi convidada para a reunião.

Com forte participação das pessoas no encontro, a comunidade riachense interagiu com os convidados, sugeriu e criticou as ações de segurança do município. Foram tópicos da discussão a segurança na Zona Rural, uma maior atenção ao consumo de drogas na cidade e também a chegada da Rocam para reforçar a segurança da população.
De acordo com comandante geral da Polícia Militar no interior de Pernambuco Salustiano Albuquerque, uma equipe da Rocam vai iniciar os trabalhos de combate ao crime em Riacho das Almas a partir do mês que vem: "Em março, uma equipe da Rocam vai estar circulando também em Riacho das Almas. Os policiais destinados para este trabalho já estão sendo treinados, e as motos utilizadas pela patrulha também já foram adquiridas e estão sendo equipadas." ressaltou Albuquerque.

E o comandante do 4º Batalhão da Polícia Militar Givanildo dos Santos também divulgou uma importante informação que pode ajudar e muito a população a denunciar crimes. As pessoas podem também contar com uma linha telefônica móvel que está disponível na viatura da Polícia Militar que circula no município, podendo assim manter contato com a polícia mesmo quando a equipe estiver fora da sede do destacamento local. O comandante reforçou a importância de a população denunciar crimes, caso haja, nas suas comunidades. O número do celular para denúncias diretas à viatura da PM é o(81) 9304-5607.

Outro ponto alto da discussão foi a reabertura da agência do Banco do Brasil na cidade. Ricardo Melo, gerente do Banco do Brasil local disse que a agência receberá investimentos na área de segurança. " A agência será cercada por uma grade de proteção, e uma nova porta giratória também será instalada, além de um moderno sistema de monitoramento, comandado por câmeras de segurança. Um estudo será feito para a viabilização da mudança definitiva do local da agência, uma vez que as margens da rodovia PE-95 se torna uma fácil rota de fuga para bandidos", afirmou.

No entanto, segundo Ricardo Melo, todos estes procedimentos dependem de tramitação burocrática e não há previsão para reabertura da agência bancária do município. A retomada do funcionamento da agência só vai acontecer após a liberação de recursos para o reforço na segurança da agência. 

O prefeito Mário da Mota não se eximiu da responsabilidade de garantir a segurança da população, que seria de atribuição exclusiva do Estado. E também alertou sobre a quantidade de assaltos registrados pelo comércio de Riacho das Almas nos últimos dias. Enfaticamente, o prefeito se dispôs a auxiliar as Polícias no que estiver ao alcance do executivo:

 "A segurança pública não é responsabilidade somente do estado. A Prefeitura está à disposição das polícias Militar e Civil no que for necessário", disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário