sábado, 4 de outubro de 2014

AGÊNCIA ESTADUAL DO MEIO AMBIENTE APREENDE 131 AVES EM LOJAS E CASAS DE GARANHUNS


Aves silvestres foram apreendidas em residências e pontos comerciais de Garanhuns e Lagoa do Ouro, no Agreste Meridional de Pernambuco. Ao todo, foram resgatados 131 exemplares de pássaros como “sabiá, galo de campina, canário da terra, papa capim, patativa, tico-tico, azulão, concriz, graúna, garibalde, sanhaçu, caboclinho, coleirinho, vem-vem, jandaia e rolinha”, segundo a Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH).

Junto à Companhia de Policiamento de Meio Ambiente (Cipoma), a instituição é responsável pelas ações, realizadas na terça (1º) e comunicadas nesta sexta-feira (3). O número não é recorde, mas representa praticamente dobro do que é conseguido quando há buscas por criadores sem licenças ambientais; no entanto, ninguém foi preso.


As investidas foram educativas, de acordo com a assessoria de imprensa da CPRH, que lembra: “a população de animais caiu pela metade, nos últimos 40 anos”, enquanto “a população mundial duplicou neste mesmo período”. Os animais, se estiverem bem, serão devolvidos ao habitat. Os fragilizados ficarão em um criadouro cujo dono é parceiro da agência ambiental.

Denúncias sobre cativeiros irregulares ou de maus tratos a animais podem ser feitas pelo número (81) 3182-8905. Já o telefone da Cipoma é o (81) 3181-1700.

Do G1

Foto: Divulgação/CPRH