quarta-feira, 5 de maio de 2010

Cresce o ritmo de atividade na indústria, informa a pesquisa Indicadores Industrias

O faturamento da indústria brasileira cresceu 4,3% em março na comparação com fevereiro, na série livre de influências sazonais. No mesmo período, as horas trabalhadas na produção aumentaram 2,7% e o emprego teve expansão de 0,7%, informa a pesquisa Indicadores Industriais, divulgada nesta quarta-feira, 5 de maio, pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Os dados mostram que a indústria acelerou o ritmo de atividade.

Mesmo o mês de março ser historicamente caracterizado pelo maior aumento das vendas no primeiro trimestre, o indicador de faturamento da indústria ultrapassou em 5,8% o nível registrado em setembro de 2008, antes da crise financeira. Na média do primeiro trimestre de 2010, o faturamento aumentou 3,7% em relação ao quarto trimestre de 2009.

As horas trabalhadas cresceram consecutivamente nos três primeiros meses do ano. Com isso, a média do primeiro trimestre de 2010 aumentou 3,1% frente ao período imediatamente anterior. Dos 19 setores pesquisados, 16 apresentaram crescimento. Há oito meses, o indicador de emprego apresenta expansão. O indicador cresceu 2,5% no primeiro trimestre do ano frente ao quarto trimestre de 2009.

O aumento do emprego melhorou os salários. Pelo terceiro mês consecutivo, a remuneração paga pela indústria cresceu 5,5% em março, quando comparada com o mesmo mês do ano anterior.

A utilização da capacidade instalada da indústria de transformação ficou em 82,6% em março, depois do ajuste sazonal. O indicador de março cresceu 1,5 pontos percentuais em relação ao mês de fevereiro. De acordo com a pesquisa, o intenso aumento da utilização da capacidade instalada é resultado de um cenário de retomada da atividade industrial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário