segunda-feira, 29 de novembro de 2010

|MIRANTE| Grandes empresas apostam na força do Agreste Pernambucano

Por: Izabel Santos

O interior de Pernambuco não para de crescer. Esta parece ser uma afirmativa retórica, já que o crescimento das cidades do interior do estado salta aos olhos, principalmente para quem por aqui passou há alguns anos e agora retorna com olhares de deslumbramento e admiração.

Um bom exemplo do que hoje acontece com muitas das cidades do agreste, sertão e zona da mata está em Caruaru. Cidade do Agreste, com mais de 300mil habitantes, segundo o censo realizado ainda este ano, detentora de uma economia diversificada e poderosa, que mantém bases sólidas nos setores comercial e de prestação de serviços.

Não é por acaso que este crescimento tem atraído, ao longo dos anos, tantas empresas como Hiper Bombreço, C&A, Marisa, Americanas, e mais recentemente importantes marcas de redes gastronômicas como McDonald’s, Subway, Julietto, Habib’s, Donatário e Bob’s, só para citar algumas, todas criando emprego e renda.

Somam-se a elas as marcas locais que também viram nesta expansão a oportunidade, e mais, a necessidade de investir em melhorias a ponto de se credenciarem a brigar por consideráveis fatias do mercado. E quem ganha com isso? Claro, o consumidor que tem o direito de optar pelo serviço que melhor lhe satisfizer e atender às suas demandas.

Mas você pode se perguntar: qual a relação de tudo isso com o turismo?

Primeiro, é preciso considerar que existem vários segmentos de turismo. Há o de lazer, de aventura, cultural, religioso, de saúde e também o de negócios, para nos resumirmos a alguns exemplos.
Pois bem! O fato de Caruaru diversificar suas opções de entretenimento e serviços, transformou esta cidade em um polo, uma referência na região. São moradores de cidades em torno que mantém a rotina de visitar Caruaru para fazer uso de suas alternativas. Desde o passeio com a família para saborear os cardápios das empresas que têm se instalado no município até fazer um conserto no veículo e comprar peças automotivas, tudo acaba por gerar uma movimentação financeira advinda do movimento de milhares de pessoas que vêm de outros lugares.

Caruaru cresce economicamente e seu povo, como o brasileiro em geral, ganha poder de compra. Certamente foi o que pensou uma das maiores agências de viagens e turismo do Brasil, a CVC, quando resolveu abrir sua primeira filial em Caruaru, em 2009. O que ela viu em uma cidade do interior para abrir aqui suas portas? Viu a grande demanda de consumidores não só da própria cidade mas da região.

E olha que nem nos ativemos a maior marca que a Capital do Agreste tem: A Feira de Caruaru. Esta merece um capítulo, ou muitos capítulos, à parte.

Descoberto o interior, falta a participação mais efetiva do poder público que invista no turismo da região. Boas idéias não faltam, mas elas têm que se tornar projetos que atendam a um planejamento bem elaborado para que esse crescimento seja rentável a todos.


Turismóloga
idturismocomunicacao@gmail.com

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