domingo, 16 de agosto de 2015

Maioria dos ouvintes de Rádio prefere notícias ou prestação de serviços, diz pesquisa

A empresa especializada em pesquisa sobre o consumo de meios de comunicação, Ibope Media, já havia divulgado estudo com a informação de que 89% dos brasileiros são ouvintes assíduos do rádio. A partir deste resultado, traçou um perfil dessa população, com levantamento realizado em 13 regiões metropolitanas, e verificou que dos 53 milhões de brasileiros ouvintes, a maioria se encontra na faixa etária de 30 e 39 anos (28%).

A capital com maior índice de consumo diário por ouvinte foi Vitória (ES), com 4 horas e 39 minutos, seguida por Goiânia (GO), com 4h38, Recife (PE), com 4h36, e Fortaleza (CE), com 4h27. Já os menores tempos de consumo de rádio foram registrados em Campinas (SP) e Brasília (DF), que apresentaram consumos diários de 2h58 e 2h56, respectivamente. São Paulo mantém um tempo médio de 3 horas e 50 minutos.

A pesquisa também traz informações referentes ao estilo de programação que estes ouvintes buscam. Notícias ou a prestação de serviços estão em primeiro lugar, com 65% dos votos. Na sequência estão os programas de música sem intervalos (47%), programas religiosos (19%), esportes, variedades e humorísticos (18%), entrevistas e opiniões (11%) e, por último, participação de ouvintes e promoções (7%).

Quanto à forma como consomem este meio, 65% ainda utilizam aparelhos comuns para escutar rádio, 24% acompanham a programação no automóvel e 16% em telefones com recepção de sinal FM. Outro dado importante do estudo é o alcance médio da mídia. Fortaleza e Belo Horizonte atingem 94% da população; Vitória e Porto Alegre 93%; Curitiba, Campinas, Recife e Florianópolis 89%; São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Salvador 88%; e Goiânia 85%.

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