terça-feira, 9 de julho de 2024

BILIU DE CAMPINA (POR HERON CID)

Nascido Severino, artista morreu sem nunca deixar de ser Biliu da Campina que amou e do forró que venerou

“Eu entrei na Faculdade de Direito, mas o Direito não entrou na minha Faculdade. Deixei o fórum pelo palco para fazer justiça musical”. Essas são frases de Severino Xavier de Sousa, advogado frustrado que, para sorte nossa, cedeu lugar ao artista vocacionado.

Se largou o Direito antes do diploma, Biliu de Campina honrou seu juramento da universidade artística. A vida inteira fez justiça aos patronos do forró e símbolos da legítima cultura artística nordestina.

Enalteceu Luiz Gonzaga, o maior de todos, vivificou o paraibano e ritmista Jackson do Pandeiro, de quem era assumido seguidor fiel, manteve acesa a chama de Marinês, e preservou a memória de tantos outros do mesmo panteão. Foi radicalmente defensor da originalidade de nossa música.

Do calçadão do café na praça aos microfones de programas de rádio que liderou, Biliu sempre se misturou com sua gente, se inspirou nela e cantou para ela e por ela.Pagou deliberadamente o preço por se manter casto em sua concepção musical, sem ceder à tentação das receitas de sucessos fáceis. Foi fiel a si mesmo.

Amou tanto sua Campina Grande que fez dela o seu sobrenome, cartão de apresentação, lema de vida e bússola permanente. Irônico e brincalhão, ao encontrar alguém pelo Brasil afora ouvia: “Como o mundo é pequeno”! De pronto, retrucava : “Não é o mundo que é pequeno, Campina que é grande”!

E Campina é grande porque tem gente do tamanho de Biliu.

SUPOSTA MACUMBA INTRIGA DONOS DE QUIOSQUE NO CENTRO DE MONTEIRO


Na tranquila tarde desta terça-feira, os donos dos quiosques localizados na Praça de Alimentação no centro de Monteiro foram pegos de surpresa por um cenário inusitado. Um dos comerciantes da área encontrou na grama da praça vários copos com bebidas, acompanhados de chocolates, itens que, segundo ele, compunham um ritual de macumba bastante conhecido no interior.

O inusitado achado rapidamente se espalhou entre os frequentadores e demais comerciantes do local, gerando uma onda de curiosidade e preocupação. “Não sabemos para quem isso foi feito ou quais intenções estavam por trás. Só queremos garantir a segurança do nosso trabalho e de nossos clientes”, afirmou um dos proprietários de quiosque que preferiu não se identificar.

A presença dos objetos foi inicialmente tratada com cautela. Muitos dos comerciantes relataram nunca terem visto algo semelhante e, por isso, especulações sobre o propósito do ritual começaram a surgir. Há quem acredite que o ato tenha sido feito para atrair boas energias, enquanto outros sugerem que pode se tratar de uma tentativa de intimidar ou enviar algum tipo de mensagem..

PROGRAMA CHUMBO GROSSO - 09/07/2024

Programa Chumbo Grosso - Programa Jornalístico policial com o apresentador Paulo Viana. Veiculado de segunda a sexta, entre 21h e 22h. O programa de maior audiência do Agreste Pernambucano.

Inscreva-se no canal e fique sempre bem-informado, ative o sino para não perder nenhum vídeo! TV Budega Nordestina.

MULHER É ASSASSINADA DENTRO DE PADARIA, EM CACHOEIRINHA


Uma mulher foi assassinada na tarde desta segunda-feira (8), no bairro Tancredo Neves, no município de Cachoeirinha, no Agreste de Pernambuco.

O crime aconteceu dentro de uma padaria, Maria Janaina da Silva Andrade, de 36 anos, foi alvejada por disparos de arma de fogo.


O autor do crime foi um homem que chegou em uma moto, entrou no estabelecimento e atirou na vítima, quando ela estava caída ele se aproximou do corpo e atirou outras vezes.


Após cometer o crime o assassino fugiu e não foi identificado, até o momento a motivação do crime é desconhecida.

O corpo de Maria Janaina foi encaminhado para o Instituto de Medicina Legal (IML) de Caruaru.

TAQUARITINGA DO NORTE REALIZA A 5ª EDIÇÃO DO FESTIVAL CAFÉ CULTURAL NESTA SEMANA


Cultura, grandes show, aquecimento da economia, valorização dos cafeicultores e fomento do turismo são marcas presentes na 5ª edição do Festival Café Cultural em Taquaritinga do Norte, que este ano, se junta ao Festival Pernambuco Meu País e promete ser um dos maiores já realizados entre os dias 11 e 14 de julho.

Assim, serão duas experiências unidas de uma só vez para que o público possa, em contato com as variadas manifestações culturais, fortalecer a cena cultural da região e impulsionar em dobro setores como a economia e o turismo. E tudo isso com a companhia de um café quentinho que só Taquaritinga do Norte possui.


A festa contará com polos descentralizados com várias linguagens culturais, shows, literatura e gastronomia. Também será realizado o Cortejo Brincantes, nesta sexta-feira (12), com com a participação de grupos da cultura popular como o Boi Fantástico, Caboclinho União Sete Flexas, Grupo Afojubá Batuque, Maracatu Águia de Ouro de Nazaré da Mata, Maracatu Nação Raízes de Pai Adão e a Troça Carnavalesca Pitombeira dos Quatro Cantos, Patrimônio Vivo de Pernambuco. O cortejo será realizado em torno da Praça Padre Otto Sailler, a partir das 19h.

Outro palco onde a cultura popular estará presente com força é o País Culturas Populares, nesta sexta-feira (12) e sábado (13), a partir das 13h, com apresentações de grupos como o Bloco Compositores e Foliões, Noé da Ciranda, Caboclinho Tupinambá de Recife, Coco de Roda e Ciranda do Mestre Goitá e Ciranda Terno da Mata, dentre outros.

Dentro do recheado cronograma de atividades, teremos três dias de shows no palco Festival Café Cultural. Na sexta-feira (12), sobem ao Palco: Benil, As Januárias, Waldonys e Dorgival Dantas; no sábado (13), Renato Vilela, Odair José, José Augusto e Carlinhos Brown; e no domingo (14), Volver, Ave Sangria, Hungria e Maneva.

Confira a programação completa do 5º Festival Café Cultural junto com o Pernambuco Meu País em Taquaritinga do Norte:

Quinta – feira (11)

9h às 10h – Contação de história do livro infantil Bia Baobá (Cepe Editora) com Roberto Ponttinho. (Stand Cepe)
14h às 15h – Oficina do Projeto Galeria Reciclada Cepe (público: professores da rede municipal). (Stand Cepe)
15h às 17h – Lançamento da edição nº 276 da revista Continente Multicultural (Stand Cepe)
16h30 – Aula Show com Atilio Leite (Polo Gastronômico)

Sexta-feira (12)

10h às 11h – Oficina do projeto Galeria Reciclada Cepe (alunos da rede municipal). (Stand Cepe)
11h – Trio Camaleão País da Música (Polo Música Centro Comercial)
13h – Pablo Rabeca País da Música (Polo Música Centro Comercial)
13h – Bloco Compositores e Foliões (Polo País das Culturas Populares)
13h às 15h (Secult/PE) – Bate-papo com Romoaldo de Souza (jornalista especializado em café, Lidiane Santos (barista e proprietária da Kaffe) e Renata Silva (especialista em café/Embrapa. (Stand Cepe)
14h – Noé da Ciranda (Polo País das Culturas Populares)
15h às 17h – Continente Convida: O protagonismo feminino na cafeicultura de Taquaritinga do Norte. (Stand Cepe)
15h – Caboclinho Tupinambá do Recife (Polo País das Culturas Populares)
16h – Coco de Roda e Ciranda do Mestre Goitá (Polo País das Culturas Populares)
16h30 – Aula Show com Leandro Ricardo (Polo Gastronômico)
17h20 – Ciranda Terno da Mata (Polo País das Culturas Populares)
18h – Aula Show com Cesar Bastos (Polo Gastronômico)

Cortejo Brincantes (A partir das 19h)
Boi Fantástico
Caboclinho União Sete Flexas
Grupo Afojubá Batuque
Maracatu Águia de Ouro de Nazaré da Mata
Maracatu Nação Raízes de Pai Adão
Troça Carnavalesca Pitombeira dos Quatro Cantos *Patrimônio Vivo de Pernambuco

Palco Festival Café Cultural

20h – Benil
21h30 – Às Januárias
23h – Waldonys e Banda
0h30 – Dorgival Dantas

Sábado (13)

10h – Entrega das doações de livros dentro do projeto Caixa de Leitura às bibliotecas escolas municipais (Stand Cepe)
11h – Mestre Gama (Polo Música Centro Comercial)
13h – Socorro & Mazé e Banda (Polo Música Centro Comercial)
13h – Samba de Coco Irmãs Lopes (Polo País das Culturas Populares)
14h – Grupo de Coco de Roda Negras e Negros do Leitão da Carapuça (Polo País das Culturas Populares)
14h às 15h – Oficina do projeto Galeria Reciclada Cepe (Stand Cepe)
14h – Instituto Ceres com a Oficina: Harmonizando o Sabor das Festas Juninas com Cervejas Artesanais (Polo Gastronômico)
15h – Mestre João Limoeiro (Polo País das Culturas Populares)
15h às 16h (Secult/PE) – Giro Clandestino: Oficina de aquarela com uso de pigmentos a partir do café com Magdala. (Stand Cepe)
15h – Giro Clandestino com a Intervenção Gastronômica com Formação: Métodos de Extração de café (Polo Gastronômico)
16h – Afoxé Povo de Agunté (Polo País das Culturas Populares)
16h – Conversa de Escritor: Bate-papo entre Wellington de Melo, autor de Emilio(Cepe Editora, 2023), e o dramaturgo Ronaldo Correia de Brito, com mediação do jornalista e coordenador de edição e difusão das revistas Continente e Pernambuco, Marcelo Pereira.
16h30 – Aula Show com Raul Menezes (Polo Gastronômico)
17h20 – Caboclo Mestiço (Polo País das Culturas Populares)
18h – Aula Show com Barbara Viei (Polo Gastronômico)

Palco Festival Café Cultural
20h – Renato Vilela
21h30 – Odair José
23h – José Augusto
0h30 – Carlinhos Brown

Domingo (14)

10h às 12h – Oficina do projeto Galeria Reciclada (stand Cepe)
10h – Giro Clandestino com a Intervenção Gastronômica: harmonização de café com ingredientes característicos da região (Polo Gastronômico)
11h – Mocinha de Passira e Sérgio Ricardo (Polo Música Centro Comercial)
13h – Flávia Soares (Polo Música Centro Comercial)
14h – Jonathan Liandro com a Intervenção Gastronômica: Bolo Agrestijo de queijo coalho com calda de banana (Polo Gastronômico)
15h – Volver (Palco Festival Café Cultural)
15h – Sarau: A poesia de Taquaritinga do Norte com Roberto Celestino.
15h30 – Anúncio dos vencedores do concurso de redação promovido pela Secretaria Municipal de Educação de Taquaritinga do Norte tendo como tema a Confederação do Equador. Premiação pela Cepe Editora.
16h – Lançamento da HQ Mundurucu em bate-papo com a presença dos autores Paulo Santos e Luciano Félix, mediado pelo editor de arte e multimídia dos periódicos da Cepe, Christiano Mascaro.
16h30 – Adriano Marly (Palco Festival Café Cultural
17h40 – Banda Ave Sangria (Palco Festival Café Cultural)
19h – Maneva (Palco Festival Café Cultural)
21h – Hungria (Palco Festival Café Cultural)

HOMEM MORREU AFOGADO NA BARRAGE DE TABOCAS EM BREJO DA MADRE DE DEUS

Reportagem: Adielson Galvão

Na manhã de ontem segunda-feira (08), um homem foi encontrado morto boiando nas águas da Barragem de Tabocas, na zona rural de Brejo da Madre de Deus. 

A vítima, o mecânico, Josafá Gomes da Silva, de 47 anos, que morava no distrito de São Domingos, também em Brejo. 

A filha da vítima, Ana Paula, disse que o pai costumava ir a barragem nos fins de semana nos finais de semana e que os amigos imaginavam que ele estivesse voltado pra casa no domingo, mas ao ser visto boiando na barragem logo constataram se tratar do Josafá que era um exímio nadador e que morreu afogado. 

O corpo da vítima foi encaminhado para o IML de Caruaru.

CORPOS DE JOVENS DESAPARECIDOS SÃO ENCONTRADOS DECAPITADOS EM COVA RASA


Os corpos de Renan Douglas da Silva Xavier, de 16 anos, e Wendel de Caldas Silva, de 24 anos, desaparecidos há cinco dias, foram localizados amarrados e enterrados em uma cova rasa na Mata do Xém-Xém, em Bayeux, na manhã desta terça-feira (9).

“As características físicas batem com as dos jovens. Uma cena lamentável. Os dois encontrados com as cabeças degoladas, enterrados em uma cova rasa e o trabalho agora da Polícia Civil é justamente cair em campo atrás das pessoas que cometeram este ato tão atroz”, disse o delegado Diego Garcia.

Nos corpos foram encontradas marcas de tiros e uma perícia também deve identificar golpes por arma branca e possivelmente um facão encontrado ao lado dos corpos foi utilizado para degolar e ferir as vítimas, segundo o delegado.

Os corpos foram encontrados com auxílio do Corpo de Bombeiros e de uma cadela farejadora do Canil, em uma área de difícil acesso. Os dois serão submetidos a exames para identificação formal.

Renan Douglas e Wendel de Caldas desapareceram na quinta-feira (4) após saírem do Jardim Veneza com destino ao bairro Imaculada, em Bayeux, onde foram adquirir paletes que seriam revendidos em João Pessoa. Funcionários de uma sucata em Bayeux relataram que os jovens chegaram por volta das 14h e saíram após as 16h.

Nesta segunda-feira (8) familiares e amigos dos jovens realizaram um protesto, bloqueando a BR-230, para cobrar investigação do caso.


Fonte: MaisPB

PROGRAMA BUDEGA NORDESTINA NA VALE FM 91,7


Programa Budega Nordestina com Paulo Viana, de segunda a sexta-feira das 05:30 às 07:00 horas, Pela Rádio Vale FM 91.7 de Santa Cruz do Capibaribe no Agreste Pernambucano.

Para anunciar no www.budeganordestina.com.br entre em contato através do telefone abaixo e agende uma visita sem compromisso.

O nosso site é um veículo de mídia que possibilita ao anunciante espaços publicitários para diversos tipos de negócios.

Telefone: (81) 99428-8603
E-mails: budeganordestina@gmail.com

PROGRAMA CHUMBO GROSSO - 08/07/2024

Inscreva-se no canal e fique sempre bem-informado, ative o sino para não perder nenhum vídeo! TV Budega Nordestina.