quarta-feira, 23 de abril de 2025

GOVERNO DE PERNAMBUCO DIVULGA DATA DO CURSO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL DOS APROVADOS NO CONCURSO DA POLÍCIA CIVIL


O Governo do Estado anunciou, nesta quarta-feira (23), as datas e o local do Curso de Formação Profissional para os 445 aprovados no concurso da Polícia Civil de Pernambuco (PCPE) para os cargos de delegado, agente e escrivão. Com apresentação marcada para às 8h do dia 5 de maio, as atividades do curso ocorrerão no Centro Universitário Frassinetti do Recife (UniFAFIRE), localizado na Avenida Conde da Boa Vista, no Centro da capital pernambucana. As aulas regulares serão ministradas no período de 12 de maio a 7 de novembro, também na UniFAFIRE.


Das vagas previstas no edital, 45 são para delegados, 250 para agentes e 150 para escrivães. O Curso de Formação Profissional, de caráter eliminatório, será realizado por meio da Escola Superior de Polícia Civil (ESPC/ACADEPOL), vinculada tecnicamente às diretrizes da Academia Integrada de Defesa Social (ACIDES/SDS). Com carga horária prevista de 900 horas-aula presenciais, incluindo sábados, domingos e feriados, para todos os cargos, as atividades acontecerão em tempo integral.


O edital de convocação para o Curso de Formação Profissional foi publicado no site da banca realizadora do concurso, o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe): https://www.cebraspe.org.br.

MOTORISTA PERDE CONTROLE DE CARRO E BATE EM ÁRVORE NA BR-101


Um motorista perdeu o controle do carro e bateu em uma árvore, no início da tarde desta quarta-feira (23), no km 20 da BR-101, em Mamanguape, na Zona da Mata da Paraíba.

O condutor do veículo e a passageira foram socorridos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhados para o Hospital de Trauma de João Pessoa.

De acordo com o Hospital, as vítimas passaram por procedimento médicos de emergência e seguem em observação da cirurgia geral, neurocirurgia e ortopedia. Uma delas está em estado grave e a outra estável.

Uma equipe da Polícia Rodoviária Federal foi acionada para fiscalizar o trânsito da região, que apresentou lentidão após o acidente. O Corpo de Bombeiros auxiliou no resgate do homem e da mulher que ficaram presos nas ferragens.

IDOSO DE FREI MIGUELINHO MORREU EM ACIDENTE DE BICICLETA NO DISTRITO DO JUNCO EM VERTENTES.


Na tarde de ontem terça-feira (22), um idoso morreu vítima de um acidente de bicicleta na PE 121, no distrito do Junco, na zona rural de Vertentes. A vítima, Antônio José do Nascimento, conhecido como “Biu de Daso”, de 78 anos, que morava no Povoado Algodão Manso, na zona rural de Frei Miguelinho.


O filho da vítima, Paulo Antônio, disse que o pai ia direto para o distrito do Junco para comprar mantimentos e ontem caiu numa barreira, bateu com a cabeça em uma pedra e morreu no local. O corpo está sendo velado na casa dele no Povoado de Algodão Manso em Frei Miguelinho e será sepultado amanhã no cemitério local.

PAPA FRANCISCO: VELÓRIO É ABERTO AO PÚBLICO NO VATICANO

O velório do papa Francisco (Foto: Vaticano)

Mais de 20 mil fiéis se reuniram nesta quarta-feira (23) na Praça Santa Marta, no Vaticano, para prestar condolências e receber o caixão com o corpo do papa Francisco. A cerimônia de velório aberto começou às 11h (horário local) e segue até a próxima sexta-feira (25).

De acordo com a Santa Sé, o caixão foi colocado em frente ao Altar da Confissão, na Basílica de São Pedro, onde o coro cantou a Ladainha dos Santos em latim “para o repouso de sua alma”. O cardeal camerlengo Kevin Farrel conduziu uma breve liturgia que incluiu uma leitura do Evangelho de João sobre o amor de Jesus por seus discípulos.

Os horários informados pelo Vaticano para visitação de fiéis à basílica para se despedir do papa são os seguintes: na quarta-feira, das 11h à meia-noite; na quinta-feira (24), das 7h à meia-noite; e na sexta-feira (25), das 7h às 19h.

O funeral de Francisco foi agendado para o próximo sábado (26), a partir das 10h, na própria Basílica de São Pedro. De lá, o caixão será levado para a Basílica de Santa Maria Maior, onde vai ser sepultado, conforme pedido do pontífice.

A cerimônia de sábado, conhecida como Missa de Exéquias, marca o primeiro dia do Novendiali ou nove dias de luto e orações em honra ao papa. A celebração, no átrio da basílica, será presidida pelo cardeal Giovanni Battista Re, decano do Colégio Cardinalício.

Ao final, ocorrerão os ritos da Última Commendatio e da Valedictio — despedidas solenes que marcam o encerramento das exéquias.


Fonte: Agência Brasil

JOVEM FOI ASSASSINADO A TIROS EM SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE.


O jovem, José Ítalo Timóteo Cavalcanti, de 24 anos, foi assassinado a tiros na madrugada de ontem terça-feira, 22/4, por volta da 1h, na Rua Carmelita Olímpia Rocha, no Bairro Rio Verde, em Santa Cruz do Capibaribe, interior de Pernambuco. Segundo informações preliminares da polícia, a vítima foi executada por dois homens que se aproximaram em uma motocicleta, efetuaram os disparos e fugiram do local.

A polícia tomou conhecimento do caso durante a manhã desta terça-feira e, ao chegar ao local indicado, confirmou a veracidade da informação sobre o homicídio. As autoridades isolaram a área para a realização dos procedimentos investigativos iniciais.

De acordo com a polícia, a vítima foi morta por disparos de arma de fogo. Os investigadores apuraram inicialmente que o crime ocorreu durante à madrugada, quando a movimentação na via pública era reduzida, o que pode ter facilitado a ação dos criminosos.

Testemunhas relataram à polícia que dois homens em uma motocicleta se aproximaram de José Ítalo, efetuaram os disparos e rapidamente fugiram do local. Essas informações preliminares ainda serão objeto de investigação mais aprofundada pelas autoridades.

A equipe do Instituto de Criminalística foi acionada e compareceu ao local para realizar a perícia e coletar evidências que possam auxiliar na identificação dos autores do crime. Após os procedimentos iniciais, o corpo da vítima foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) para exames necroscópicos.

A Polícia Civil informou que já iniciou as investigações para apurar a autoria e a motivação do homicídio. Até o momento, não foram divulgadas informações sobre possíveis suspeitos ou sobre o histórico da vítima que pudesse indicar a razão do crime.

A polícia reforçou que todas as linhas de investigação estão sendo consideradas e que não descarta nenhuma hipótese sobre a motivação do crime. O caso segue sob investigação.