quinta-feira, 13 de maio de 2010

Miriam Lacerda é opção para vice. A deputada garantiria mais respaldo a Jarbas Vasconcelos no interior

O prazo final é o próximo dia 28, data do lançamento da candidatura do senador Jarbas Vasconcelos (PMDB) ao Governo do Estado, mas o anúncio da chapa completa encabeçada pelo peemedebista pode acontecer antes. E o PSDB, maior partido da oposição no Estado, deve mesmo estar fora da majoritária. O nome mais cotado para assumir a vaga de vice é o da deputada estadual Miriam Lacerda (DEM). Ela ficou em segundo lugar entre os estaduais eleitos em 2006, com 67.830 votos, sendo 49.220 só em Caruaru.

Os predicados mais ressaltados pelos aliados que defendem seu nome são o fato de ela ser mulher, estar no exercício do mandato, representar o maior município do Agreste - Caruaru -, ter um desempenho marcante na oposição ao governador Eduardo Campos (PSB) na Assembleia Legislativa e ser considerada favorita à reeleição, mesmo sendo oposição no município.
Colocando Miriam Lacerda como vice, a oposição abre uma frente importante em Caruaru, município onde Serra venceu até mesmo para o presidente Lula (PT). Em 2002, quando Tony Gel era prefeito da cidade, Serra e Lula disputavam a cadeira do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), e o tucano obteve 43.502 votos caruaruenses, no primeiro turno, contra 39.121 do petista. No turno seguinte, Serra teve 68.724 votos, contra 48.395 de Lula. Jarbas, que à época era candidato à reeleição de governador, recebeu 63.838 votos, enquanto Humberto Costa (PT), que também estava na disputa, alcançou 30.683.

A escolha de nomes do Interior para a vice não é novidade entre os candidatos ao Governo do Estado. O próprio Jarbas teve um vice com bases fora da Região Metropolitana quando disputou o cargo em 1998 e em 2002 - Mendonça Filho, que tem base em Belo Jardim. O governador Eduardo Campos (PSB) tem como vice João Lyra Neto (PDT), que é de Caruaru. A escolha de Campos reforçou o mote da interiorização do desenvolvimento, que adotou durante a campanha de 2006.

Com a escolha da parlamentar, o PSDB fica de fora da composição majoritária. O comandante da legenda, senador Sérgio Guerra, garante não se incomodar. “Não tratei com Jarbas sobre isso ainda, mas o PSDB estará de acordo com o nome que for melhor para a oposição, para o grupo”, adiantou. Para segundo senador, Jarbas poderá confirmar o deputado federal Raul Jungmann (PPS).

Fonte: Folhape.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário