quarta-feira, 9 de junho de 2010

Sábado é dia de vacinação contra a paralisia infantil

A meta, em Caruaru, é imunizar 25.516 crianças

(Foto: Divulgação)As crianças menores de cinco anos têm um compromisso importante sábado, 12 de junho. Nessa data o Ministério da Saúde, em parceria com os estados e municípios, realiza a primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite. A meta, em Caruaru, é imunizar 25.516 crianças. O slogan desse ano faz referência aos jogos da Copa do Mundo de Futebol: "Vacinou. É gol!".

A poliomielite, também conhecida como paralisia infantil ou simplesmente pólio, é uma doença causada pelo poliovírus que geralmente ataca as crianças. A transmissão acontece quando as fezes infectadas entram em contato com a boca. Em casos raros o contágio acontece também pelo ar. O vírus da pólio se desenvolve na garganta ou no intestino e é disseminado pela corrente sangüínea.

A Secretaria de Saúde de Caruaru estará vacinando as crianças, das 7h às 17h em todos os PSFs da cidade, nos Centros de Saúde, nas Policlínicas, no Shopping Difusora, no North Shopping, no supermercado Bonanza do bairro Maurício Nassau e no Atacadão Extra.



Além da vacina contra a pólio, será a última oportunidade das crianças se vacinarem contra o vírus da Influenza A. A vacina contra a Gripe H1N1 estará disponível, apenas, nas unidades de saúde municipais.

O Dia Nacional de Vacinação contra a Paralisia Infantil foi criado em 1980 com o objetivo de imunizar toda a população infantil. A ação intensiva para combate à doença já dura 26 anos. O último caso de pólio no Brasil foi registrado em 1989, no município de Souza, na Paraíba. Desde setembro de 1994, a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) conferiu o certificado de erradicação do poliovírus selvagem nas Américas.



Fonte: Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário