O evento marca a última etapa do Festival Pernambuco Nação Cultural, realizado pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), em parceria com o projeto Viva Gonzagão. Neste período, o município recebe uma verdadeira maratona de shows com grandes nomes do forró, no Parque Aza Branca (a grafia do parque é com Z mesmo), como Dominguinhos, Flávio Leandro e Joquinha Gonzaga.
Além da música, neste ano, a programação inclui o Cine Exu - 1º Festival de Cinema e Vídeo do Sertão do Araripe, com a exibição de curtas-metragens produzidos e protagonizados por pessoas da região. Cada uma das 10 cidades que compõem o Sertão do Araripe – Exu, Araripina, Ipubi, Moreilândia, Granito, Santa Cruz, Bodocó, Ouricuri, Santa Filomena e Trindade – apresentará um filme, que terá como temática a cultura e a história de cada município. O Cine Exu é um projeto aprovado no Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura/Audiovisual).
No dia 12, às 10h, cidade também celebra uma missa especial em homenagem a Luiz Gonzaga, no Parque Aza Branca, com a participação de forrozeiros da região. O Rei do Baião nasceu no dia 13 de dezembro. Aprendeu a tocar sanfona e levou a cultura do Sertão para todo o Brasil, cantando as maravilhas e as adversidades do Nordeste. É considerado um dos maiores ícones da cultura brasileira, reconhecido internacionalmente.
Exu está representando o Sertão do Araripe no Festival Pernambuco Nação Cultural, que é promovido pela Fundarpe com apoio da Empresa Pernambucana de Turismo (Empetur) e da prefeitura municipal de Exu. A cidade natal de Gonzagão é a última parada do Festival em 2010, que já passou por Goiana, São José do Belmonte, Garanhuns, Triunfo, Pesqueira, Taquaritinga do Norte, Gravatá e Petrolina. A caravana cultural faz parte da política de interiorização do Governo do Estado e tem como objetivo valorizar a diversidade cultural de Pernambuco.
PARQUE AZA BRANCA – Comprada pelo próprio Gonzagão, com o objetivo de servir de memorial dos ritmos nordestinos, a propriedade onde se encontra o Parque Aza Branca conta a casa grande de Luiz Gonzaga; uma casa menor construída para o pai, Januário; o Museu do Gonzagão; palcos para shows; pousadas para artistas, refeitórios. O Parque Aza Branca é considerado um dos mais significativos locais de preservação da memória do Rei do Baião. O local foi tombado, recentemente, como patrimônio imaterial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário