
Na eleição de 2008 Ranilson Enfermeiro foi candidato pela Coligação Frente Popular de Caruaru, formada por PTB, PP, PDT, PSB e PR. Ele obteve 3.281 votos; seguido de Cecílio Pedro (PTB) com 2.952 votos; Marco Casé (PTB) com 2.919 votos; e Anselmo (PDT) com 2.686 votos. Gilberto de Dora é o 5º suplente da Coligação, mas o primeiro suplente do PSB com 2.458 votos. O impasse está no julgamento feito no mês passado pela Corte do Supremo Tribunal Federal, que acatou mandado de segurança do PMDB e determinou que a vaga decorrente da renúncia do deputado Natan Donadon (PMDB-RO) fosse ocupada pelo primeiro suplente do partido, João Batista dos Santos.
Anteriormente, o então presidente da Câmara Michel Temer (PMDB-SP) havia convocado para assumir a vaga de Donadon o primeiro suplente da Coligação Rondônia Mais Humana (PP/PMDB/PHS/PMN/PSDB/PTdoB), Agnaldo Muniz. O PMDB então foi ao STF para impugnar o ato do presidente da Câmara, alegando que Muniz não integra mais o PP e sim o PSC. Em seu voto, o ministro Gilmar Mendes afirmou que a tese do PMDB é plausível, já que o mandato parlamentar conquistado no sistema eleitoral proporcional pertence ao partido.
Com medo de que a decisão do Supremo valesse para os demais casos de renúncia, a mesa diretora da Câmara dos Deputados se reuniu e decidiu empossar João Batista dos Santos, mas sem levar a regra para os demais casos. Mas a ação gerou muita polêmica e divide opiniões. Na Câmara Municipal de Caruaru, o presidente Lícius Cavalcanti prefere a cautela e resolveu esperar o resultado da consulta ao TRE para tomar a decisão. “Ranilson já foi diplomado pelo TRE, mas mesmo assim recebemos as solicitações dos dois suplentes requerendo a vaga. Poderíamos decidir, mas para evitar problemas e cometer injustiças, a Mesa Diretora acredita que é melhor seguir o que determinar o Tribunal Regional Eleitoral”, analisa Cavalcanti. De acordo com o Regimento Interno da Câmara o presidente tem 15 dias para empossar o suplente, mas ainda esta semana, após receber o parecer do TRE, ele deve se posicionar sobre o assunto.
Fonte: Assessoria da Câmara Municipal
Nenhum comentário:
Postar um comentário