segunda-feira, 16 de maio de 2011

Armando elogia novo programa de qualificação profissional do Governo de Pernambuco

O senador Armando Monteiro elogiou o lançamento feito nesta segunda-feira (16) do projeto Novos Talentos, iniciativa do Governo do Estado em parceria com o SENAC e o SENAI que irá oferecer, até o final do ano, mais de 5 mil vagas gratuitas para preparação de mão-de-obra, como parte do maior programa de qualificação profissional da história do Estado.

“Esse programa se insere no grande esforço que Pernambuco hoje promove para ampliar a oferta de cursos voltados para a qualificação, não apenas dos jovens, mas também de adultos, para aqueles que estão empregados e para os que estão desempregados”, afirma Armando.

Ex-presidente do SENAI Nacional, Armando chama a atenção para a gratuidade dos cursos, o que permitirá o acesso de alunos que de outra forma não teriam como capacitar-se profissionalmente. A ampliação da oferta de cursos gratuitos no Sistema S é fruto de um acordo firmado em 2008 entre o ministro da Educação, Fernando Haddad, e o senador Armando Monteiro, à época presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

“Eu tenho a alegria de ser um dos responsáveis pelo acordo que foi negociado em 2008, entre o Sistema S e o Governo do Presidente Lula, para a ampliação da gratuidade. Este programa dos Jovens Talentos de Pernambuco corresponde exatamente a este compromisso do Sistema S”, aponta.

O projeto Novos Talentos será desenvolvido pela Secretaria do Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo (STQE). O SENAI irá oferecer 1.800 vagas gratuitas e o SENAC, 3.300. Os municípios atendidos serão Recife, Cabo de Santo Agostinho, São Lourenço da Mata, Abreu e Lima, Camaragibe, Jaboatão dos Guararapes, Igarassu, Paulista, Ipojuca, Salgueiro, Caruaru, Arcoverde, Goiana, Rio Formoso e Serra Talhada.

Os cursos, que terão foco nos empreendimentos estruturadores em instalação no Estado, serão de caldeireiro montador, eletricista industrial, operador de processos logísticos, armador de ferragens, carpinteiro de obras, operador de supermercado, cozinheiro e agente de informações turísticas, dentre outros.

Citando o momento positivo da economia do Estado, Armando defende que o caminho para que Pernambuco possa promover um desenvolvimento pleno é o que possibilita a integração dos pernambucanos a esse processo de crescimento. “E só há uma forma de fazer esta integração, é através de um grande e coordenado esforço de qualificação”, afirma.

As inscrições para os cursos ocorrem entre 17 e 22 de maio e podem ser feitas no site www.stqe.pe.gov.br.

foto: Miguel Ângelo

Nenhum comentário:

Postar um comentário