terça-feira, 28 de junho de 2011

Cuidado com o material de limpeza "pirata"

Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Limpeza faz um alerta para as donas de casa para os riscos da produção de fundo de quintal no país. Garrafas que vão do detergente ao desinfetante são comercializadas sem nota fiscal em caminhões e caminhonetes nas periferias das cidades. O principal atrativo para os consumidores é o custo e o uso de embalagens não retornáveis paras esses produtos.

Saldanha, explicou que entre os riscos, está o reaproveitamento das embalagens (normalmente, garrafas de refrigerante), sem um rótulo com a composição do produto. Como as garrafas chamam a atenção das crianças, por vezes os menores acabam ingerindo o líquido e, além do drama causado pela ingestão do produto, a falta de informações prejudica o tratamento médico.

Anthony Wong, toxicologista do Hospital das Clínicas de São Paulo, concordou que as famílias correm riscos ao comprar de produtos de limpeza de fabricantes ilegais. Wong afirmou que elas jogam dinheiro fora para estocar em casa riscos engarrafados.

O especialista salientou ainda que esses produtos quando não fazem mal ao ambiente doméstico, eles prejudicam a natureza. Na maioria das vezes, esses contaminantes são lançados na rede de captação de águas pluviais e acabam poluindo ainda mais os rios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário