quinta-feira, 9 de junho de 2011

Pernambuco ganha rede de proteção e preservação de patrimônios

O estado de Pernambuco vai contar com uma rede de proteção e preservação de patrimônios. O projeto Rede Meio Ambiente Patrimônio (Rede MAP) está sendo lançado hoje no Centro Cultural Rossini Alves Couto, com uma videoapresentação do ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Hermam Benjamin e palestra do professor aposentado da UFPE José Luiz Mota Menezes. Na ocasião, será assinada a Carta de Princípios da Rede MAP.

O projeto pretende identificar, proteger e preservar os patrimônios culturais e naturais de forma integrada, por meio de instituições públicas e privadas, nacionais e internacionais, com base legal na Convenção da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Com a assinatura da convenção, cada país se comprometerá a conservar não só os locais classificados como Patrimônio Mundial situados dentro do seu próprio território, mas também a proteger o respectivo Patrimônio Nacional.

O evento é uma parceria entre o Ministério Público de Pernambuco, o Microsoft Innovation Center Pernambuco (entidade sem fins lucrativos mantida pela Microsoft), a Universidade Federal de Pernambuco e a Prefeitura da Cidade de Olinda, por meio da Secretaria de Patrimônio e Cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário