sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Centenário de Raimundo Aragão: Raimundo Aragão é tema de programa especial na Comunidade FM







Marcone, Fernando Aragão e Jota Oliveira



O programa “Espaço Aberto”, da Rádio Comunidade FM, desta quinta-feira (15) prestou uma homenagem ao centenário do primeiro prefeito eleito pelo voto direto do povo santa-cruzense, Raimundo Aragão, que nasceu em 27 de setembro de 1911.



Participaram do programa, apresentado por Silvio José e César Mello, o historiador Jota Oliveira, o vereador Fernando Aragão (sobrinho de Raimundo Aragão) e o médico Marcone Aragão (neto de Raimundo Aragão).



Emoção a flor da pele – a emoção ditou o ritmo do programa, durante quase uma hora e meia, os convidados relembraram passagens históricas de Raimundo Aragão, descrito por todos como um homem público excepcional, mas acima de tudo um ser humano bondoso e um pai de família exemplar.



O persistente - Segundo Marcone, seu avô foi um homem íntegro, que foi obstinado pela educação e lutou como poucos pela emancipação política de Santa Cruz do Capibaribe. “Ele perseverou, como pai de família garantiu educação pára seus filhos, conseguiu que todos eles concluíssem os estudos, já como homem público, não descasou enquanto não conseguiu concretizar o sonho da emancipação de Santa Cruz do Capibaribe, uma luta que durou mais de vinte anos”, disse ele.



O visionário - Para Jota Oliveira, Raimundo Aragão foi peça fundamental para o desenvolvimento da cidade. “Raimundo pensou numa Santa Cruz do Capibaribe grande, por isso ele a planejou de forma que seu crescimento fosse viabilizado, com avenidas largas, vias de acesso, grandes prédios públicos e acima de tudo, transparência e honestidade em seus atos”, falou Jota.



O exemplo a ser seguido – o sobrinho, e também político, Fernando Aragão não disfarçou sua emoção ao falar de Raimundo Aragão. “Espelho-me em Raimundo Aragão por razões óbvias, ele foi uma pessoa que lutou por seus ideais e sempre acreditou em sua terra e em seu povo. Meu desejo é continuar a trilhar pelo caminho traçado por ele, sempre em busca de coisas boas para Santa Cruz do Capibaribe”, pontuou Fernando, que completou, “precisamos de mais pessoas com o perfil de Raimundo, para que o progresso de nossa terra esteja assegurado por muitas gerações”.



Raridade – ao final da entrevista, Silvio José apresentou uma verdadeira pérola, uma entrevista concedida por Raimundo Aragão à equipe de reportagem do extinto Jornal Capibaribe, que tinha dentre os seus integrantes, Edson Tavares, Jota Oliveira e Hamilton França.



O bate-papo aconteceu em frente a casa do ex-prefeito, em maio de 1986 e abordou temas políticos e administrativos que pautavam a imprensa local à época.



César Mello

Nenhum comentário:

Postar um comentário