terça-feira, 20 de setembro de 2011

Operação em Alagoas desarticula esquema de desvio de recursos federais

A Polícia Federal realiza nesta terça-feira operação para desbaratar um esquema de desvio recursos federais no município de Traipu, no interior de Alagoas. Fiscalizações da Controladoria-Geral da União (CGU) apontaram indícios de desvios da ordem de R$ 8,2 milhões do Fundeb e do Programa de Transporte Escolar no período de 2007 a 2010. O esquema envolve o prefeito Marco Antônio dos Santos (PTB), apontado como chefe do esquema, a primeira-dama Juliana Kummer, secretários e seguranças do prefeito.

Foram expedidos nove mandados de prisão e 16 mandados de busca e apreensão em residências e órgãos municipais. As investigações apontaram indícios de licitações simuladas, pagamentos por serviços não realizados, simulação de prestações de contas e de aquisições de materiais ou serviços não contemplados pelos programas examinados.

Também são suspeitos de envolvimento no esquema Robson Nascimento de Farias, que acumula as secretarias municipais de Saúde e Educação ; Roberto Olindino Matos Júnior, tesoureiro do município e os agentes de segurança do prefeito Ricardo Martins Ribeiro, Osman Bandeira de Melo Neto e Isaias Andrade da Fonseca.

A ação desta terça-feira é um desdobramento da Operação Mascotch, realizada em março deste ano para desbaratar um esquema responsável pelo desvio de recursos da merenda escolar em 13 municípios alagoanos, incluindo Traipu. De acordo com as investigações, os envolvidos se apropriavam dos recursos da merenda e os utilizavam no pagamento de compras pessoais, incluindo uísque 12 anos, vinho e ração para cachorro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário