segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Rede Cegonha vem para mudar a vida de mães usuárias da rede de saúde pública

A cidade de Caruaru, no Agreste pernambucano, está prestes a receber o programa do Governo Federal, Rede Cegonha. Inicialmente serão beneficiados os municípios da Região Metropolitana do Recife e Petrolina.

O objetivo do programa é combater práticas que elevam as taxas de mortalidade materna e infantil. Entre os muitos benefícios, a rede oferece as mães ajuda de custo para se deslocar de casa até a cidade onde dará a luz.

“Esse programa visa o acompanhamento das gestantes desde o início da gestação até o momento em que a criança completa dois anos de idade”, informou o gerente da IV Geres, Djair Ferreira.

Um detalhe importante é que com o Rede Cegonha o bebê que nascer fora do domicilio dos pais não terá certidão de nascimento com o nome da cidade onde nasceu, mas de onde irá morar com os pais.

“Com esse programa será possível através de orientação e acompanhamento saber qual é maternidade que ela irá ter seu filho, para no momento do parto ela não ficar perdida procurando uma vaga ”, afirmou.


DADOS - De acordo com a última Pesquisa Nacional de Demografia e Saúde da Criança e da Mulher (PNDS) finalizada em 2006, no Brasil, 46% das gestações não são planejadas. Essas gestações ocorrem em 98 mil adolescentes na faixa etária de 10 a 19 anos. Estima-se ainda que se realize no Brasil mais de 1 milhão de abortos por ano, a maior parte em condições inseguras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário