sábado, 26 de novembro de 2011

Recife é vice-líder do Nordeste em criação de emprego, no 3º trimestre

A cidade do Recife foi a segunda que mais gerou empregos no Nordeste, ficando atrás apenas de Fortaleza (CE), de acordo com pesquisa divulgada pela Prefeitura do Recife na sexta-feira (25). O estudo trimestral, entre julho e setembro de 2011, sobre o mercado de trabalho formal na capital pernambucana, realizado em parceria com o Observatório do Trabalho e o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), apontou a queda de 2,7 pontos percentuais na taxa de desemprego, comparada com o mesmo período do ano anterior.

Cerca de 5.300 oportunidades de emprego foram registradas no trimestre, o que confere o maior crescimento da década. Também foi registrado o aumento de 92,4% do Programa do Empreendedor Individual no Recife, entre o final dos meses de dezembro de 2010 e setembro de 2011.

Outro dado relevante na Pesquisa de Emprego e Desemprego é o crescimento de 3,7% no nível de ocupação no Recife, no mês de setembro, estimado em 669 mil pessoas. O percentual foi alavancado em decorrência do aumento de 9,9% no número de trabalhadores assalariados no último ano.

Com relação ao rendimento médio real no segundo quadrimestre do ano, houve uma expansão de 7,9% entre os ocupados, 8% entre os assalariados e 12,6% relacionados aos autônomos.
O Observatório do Trabalho também apontou que o Recife criou 27.857 novos postos de trabalho formais nos dez primeiros meses do ano. Esses dados são relativos a estudos mensais do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) sobre a movimentação de trabalhadores no mês.

saiba mais
Taxa de desemprego em outubro no Grande Recife é a menor desde 2002
Desemprego ainda é maior entre os negros no Grande Recife
Região Metropolitana
A taxa de desemprego no Grande Recife alcançou, em outubro, o menor nível de sua história desde que a Pesquisa Mensal de Emprego (PME) começou a ser realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2002. Segundo o resultado divulgado na quinta-feira (24), o índice de desocupação no Grande Recife ficou em 6% no mês passado, dois pontos percentuais a menos que em outubro de 2010.

O número representa a maior redução entre todas as regiões metropolitanas pesquisadas, o que inclui Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre, além do Recife. Em relação ao mês de setembro (6,4%), a redução foi de 0,4 ponto percentual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário