
Pelas mãos de Raymundo Aragão e outros bravos heróis, a Vila de Santa Cruz lutou por mais de 30 anos pela independência de Taquaritinga do Norte. Até que no dia 29 de dezembro de 1953, o Governador Etelvino Lins de Albuquerque decretava a criação do município de Santa Cruz do Capibaribe.
Em meio a seca e falta de perspectivas, surgiu a Sulanca e com ela a cidade de tornou não só conhecida nacionalmente, mas uma das que mais crescem economicamente na América Latina. A cidade das confecções cresce acima da média nacional segundo o IBGE.
Hoje cerca de 90 mil pessoas residem em Santa Cruz e 20 mil formam a população flutuante. A cidade tem como representantes dois deputados estaduais e um deputado federal, além das duas alas partidárias do município alinhada com o governo estadual, o que era para ser um canteiro de obras, mas não é isto que acontece.
Para se ter uma idéia da falta de investimentos por parte dos governos no município, são 5 semáforos (Nem todos funcionando) num trânsito dono de uma das maiores frotas de veículos de Pernambuco.
O blog deixa registrado o sentimento de orgulho por pertencer a esta cidade, e o protesto pela falta de atenção dos governos, apesar da luta incansável dos seus políticos.
Santa Cruz do Capibaribe merece muito mais.
M.M.
Nenhum comentário:
Postar um comentário