domingo, 2 de dezembro de 2012

Humberto perde a votação e PT segue alinhado ao PSB

Durante reunião na manhã de ontem dia  (1), o diretório municipal do Partido dos Trabalhadores decidiu recompor a aliança com os partidos que integram a Frente Popular do Recife. Por 25 votos a 15, a cúpula optou por derrubar a carta do ex-candidato Humberto Costa, que defendia o afastamento do PT na gestão do prefeito eleito Geraldo Júlio (PSB).
Segue abaixo a transcrição do documento aprovado na votação, de autoria do presidente do PT no Recife, Oscar Paes Barreto:

REAFIRMAR UMA ALIANÇA POLÍTICA PRA SEGUIR TRANSFORMANDO O RECIFE
As transformações sociais da história recente do Brasil carregam a marca da ação política do Partido dos Trabalhadores e seus aliados nos dois governos do Presidente Lula e com a Presidenta Dilma. Conseguimos ao mesmo tempo enfrentar as desigualdades sociais e fazer o país crescer, oportunizando acesso a bens de consumo, além de investimentos em infraestrutura e políticas públicas que melhoraram qualidade de vida a milhões de brasileiros.

O estado de Pernambuco materializa o reflexo dessa condução política. Sob a liderança do Governador Eduardo Campos – PSB e da Frente Popular, o crescimento do estado segue índices maiores que a média nacional, recuperando o protagonismo político-econômico na região Nordeste.

Os doze anos de gestão petista no Recife – contando com a mesma frente de partidos – promoveu transformações que acompanharam e instrumentalizaram esse processo de crescimento econômico e inclusão social do país e do estado. Desde 2001, as marcas do modo petista de governar com inversão de prioridades e participação popular produziram a ampliação e qualificação de políticas públicas, o desenvolvimento das vocações produtivas da cidade, o fortalecimento da participação da população nas decisões através do Orçamento Participativo, além do enfrentamento aos problemas estruturais da capital pernambucana.

Como resultado dessa ação política, o Recife hoje ocupa a terceira colocação nacional no quesito geração de emprego formal, atingindo a liderança na região N/NE. Recebemos da Fiesp o prêmio de melhor gestão fiscal das capitais do Brasil, o processo de participação popular ganhou premiação internacional como uma das experiências de democracia participativa mais exitosas do mundo e diversas políticas produzidas na Prefeitura se tornaram referenciais para o povo da cidade e para o Brasil.

Assim, situado numa frene de partidos com alinhamento nacional, estadual e local, o PT teve no Recife o protagonismo político nas transformações que a cidade passou nos últimos 12 nos. Foi o condutor da Prefeitura do Recife e esteve articulado, exercendo papel ativo, na gestão estadual, ocupando Secretarias importantes e a liderança do Governo na Assembleia Legislativa no primeiro mandato do governador Eduardo Campos.

Constatamos também que os partidos que compõem a Frente Popular de Pernambuco permanecem como aliados do Governo da Presidenta Dilma; que o PT estadual permanece na base aliada do Governo Estadual; que as transformações que o PT protagonizou no Recife foram produzidas e são reconhecidas politicamente dentro dessa mesma Frente; o que faz com que não se possa identificar fatos concretos que apontem para uma ruptura política entre o PT e os partidos da Frente.

Entendemos, ainda, que faz se necessário que o PT realize um balanço do seu legado político para o Recife, pois, são nessas realizações que reside o reconhecimento do povo da cidade sobre a importância política do partido e que servirá de base para a nossa atuação e o diálogo com a Frente Popular no próximo período. O PT precisa se apropriar devidamente das transformações que protagonizou na cidade do Recife, encontrar nessas realizações coletivas o caminho para uma nova unidade partidária e o eixo da aliança política-programática com os demais partidos da Frente Popular e com a sociedade.
Assim, propomos que o Diretório Municipal deve adotar como eixo político para a atuação do partido no próximo período as seguintes resoluções:

1 ) Recompor a aliança política com os Partidos que integram a Frente Popular no Recife, a fim de dar continuidade ao crescimento que o Recife teve nos últimos 12 anos;
2 ) Recomendar à bancada de vereadores eleitos o apoio ao Governo do Prefeito Eleito Geraldo Júlio;

3 ) Deixar claro que o nosso alinhamento político com a Frente Popular no Recife independe da ocupação de cargos na Prefeitura da Cidade do Recife.

Nenhum comentário:

Postar um comentário