segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

BR-104, no Agreste, vai ganhar quatro lombadas eletrônicas


Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) está instalando quatro lombadas eletrônicas na BR-104, nas cidades de Agrestina, Caruaru e Toritama, no Agreste. A instalação dos equipamentos atende a uma determinação do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), por causa do grande número de acidentes na área.

As lombadas irão controlar a velocidade dos veículos a 50 km/h. Os equipamentos serão instalados no limite entre Caruaru e Agrestina, duas na área urbana de Caruaru e outra na comunidade Vila Rafael, localizada entre Caruaru e Toritama. “Foram construídos viadutos no local que facilitam a passagem dos veículos, mas os pedestres estavam prejudicados. As lombadas também foram muito solicitadas pela população, diante do número elevado de acidentes”, disse o chefe do setor de engenharia do DNIT, Emerson Morais. 

Os equipamentos devem entrar em operação no início de fevereiro. “Vamos aguardar a aferição do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) e a ligação elétrica da Celpe”, acrescentou Morais, que informu, ainda, que não haverá período de ações educativas para os motoristas. “Não haverá a necessidade de explicar que as lombadas foram instaladas. A sinalização já fará isso”, explicou. Ou seja, assim que os equipamentos forem ligados, já começarão a multar. 

A rodovia está sendo duplicada no trecho que vai de Caruaru até Toritama. Dos quase 52 quilômetros da obra, cerca de 25 estão concluídos e o restante ficará pronto até junho deste ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário