quinta-feira, 9 de maio de 2013

João do Pife ministrará oficina em Fortaleza


A Caixa Cultural Fortaleza-CE recebe, nos dias 18 e 19 de maio (sábado e domingo), o projeto “Eu Toco Pife”, com João do Pife e a Banda Dois Irmãos, de Caruaru. O grupo se apresenta no Teatro da Caixa Cultural Fortaleza. Na sexta-feira, dia 17, das 14h às 17h, o artista pernambucano fará uma oficina de confecção de pífanos, direcionada a iniciados em música, maiores de 12 anos. Todos os eventos serão gratuitos.

João Alfredo Marques dos Santos, 70 anos, ficou conhecido como João do Pife por vender e tocar pífanos durante décadas na Feira de Caruaru. Com a banda que herdou do pai, viajou por 24 países das Américas e Europa. Há alguns anos, foi professor convidado da Universidade da Flórida, nos Estados Unidos, onde ensinou a confeccionar as tradicionais flautinhas de bambu. “Ensinar é uma emoção muito boa e ajuda a preservar nossa tradição”, relata João, que já levou o projeto para as unidades da Caixa Cultural, em Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e Salvador.

Para o repertório das duas apresentações em Fortaleza, o artista adianta que terá de tudo um pouco. “Vamos fazer forró, xote, xaxado, frevo e tudo o mais, para o povo dançar e se divertir, sem esquecer da tradição das novenas que é onde tudo começou”, diz. Em 2005, o artista gravou seu primeiro disco solo, após participar de várias coletâneas de Word Music. Atualmente, divide o tempo entre shows e aulas ministradas para crianças e idosos, além de receber turistas em sua oficina, na periferia caruaruense. Em Fortaleza, ele espera fazer mais uma oficina repleta de jovens. “São as pessoas novas que vão tocar nossa obra pra frente”, prevê o artista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário