
Tenho escrito praticamente sozinho contra a proposta de passe-livre, que é uma aberração. Por isso volto ao assunto. Sob pressão das ruas, tomaremos decisões erradas, das quais vamos nos arrepender dentro de algum tempo.
O passe-livre é uma aberração. Prejudica o sistema de transporte coletivo e gera corrupção, beneficiando gente que não precisa desse benefício.
Nenhum serviço público deve ser gratuito, pois isso banaliza o atendimento. Há quem argumente que a coleta de lixo é terceirizada e é paga pelo Estado. Errado! Sabemos que, junto com o IPTU, vem uma taxa relativa a esse serviço, paga por nós.
Repito que o passe-livre vai incentivar a criação de empresas diversas, que venderão serviços ou comércios subsidiados por nós, os contribuintes, que vamos financiar o sistema de ônibus.
Pregadores, vendedores de balinhas e pedintes vão circular ainda mais livremente nos ônibus e os motoristas não terão autoridade para impedir essas ”invasões”, pois os veículos serão espaço tão livre de acesso quanto uma igreja, por exemplo (mais, pois há padres bastante rigorosos).
Nenhum comentário:
Postar um comentário