terça-feira, 6 de agosto de 2013

Metade das barragens no Sertão estão em colapso e estiagem preocupa também no Agreste

O abastecimento de água pode se agravar nos próximos meses em Pernambuco, principalmente no Sertão do estado, onde 18 das 32 barragens estão em situação de colapso. A quantidade corresponde a 56,25% do total de reservatórios construídos para abastecer os municípios da região, que enfrenta a pior seca dos últimos 60 anos.

No Agreste, apesar das chuvas dos últimos quatro meses, a situação não é diferente. O engenheiro João Rafael, gerente regional da Compesa em Caruaru, explica que os reservatórios ampliaram volume de água, mas a situação também é preocupante. “No início de junho, a barragem do Prata tinha 29% e hoje está com 58% da capacidade. É preocupante porque estamos no fim do inverno com um volume pequeno de água. As chuvas para nossa região só devem vir a partir de março. A barragem de Jucazinho está com aproximadamente 45% do seu volume. Também é preocupante porque não pegou água alguma com essas chuvas. Temos água para abastecer a cidade de Caruaru por mais um ano”.

O engenheiro orienta a população para economizar água e denunciar ligações clandestinas e vazamentos. “Pedimos à população que economize água. Apesar de ter chovido, estamos com uma situação crítica em relação à água. Pedimos também que denuncie as ligações clandestinas e os vazamentos para que possamos economizar água o máximo possível”.

Já a situação das barragens situadas na Zona da Mata e Região Metropolitana não traz preocupação, segundo a Agência Pernambucana de Águas e Climas (APAC).

Nenhum comentário:

Postar um comentário