quinta-feira, 7 de novembro de 2013

MIGRAÇÃO

Dilma Rousseff assina decreto que permite a migração da rádio AM para a frequência FM

A presidente Dilma Rousseff assinou nesta quina-feira (07) o decreto que trata da transferência da rádio AM para a frequência modulada conhecida como FM. A mudança é uma exigência das tecnologias e o processo de migração já vem sendo discutido pelas emissoras de rádio.

Foto: Reprodução/ Internet

A estimativa da Abert é que 90% das 1.784 emissoras AM passarão a operar na faixa FM. Nesta frequência, as rádios ganharão qualidade de áudio e de conteúdo, competitividade e poderão ser acessadas por meio de telefones celulares.

O dia 7 de novembro é simbólico para o setor, porque é o Dia do Radialista. Segundo o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, a migração das rádios será opcional. Ele disse que o ministério não dará mais outorgas para AM, a fim de substituir, aos poucos, pela FM

Rádio Vale se tornará FM Uma mudança que significa uma vitória, sem precedentes, acontece a partir de hoje. A presidente Dilma Rousseff assinou hoje decreto que autoriza a migração das rádios que operam na faixa AM para a faixa FM. O evento aconteceu no Palácio do Planalto. Além de ser a base para processo de digitalização do rádio, a medida beneficiará quase 2.000 rádios (AM), que funcionam em todo o Brasil. A partir de 1º de janeiro os interessados poderão faz a alteração. Para a migração a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) irá fazer as análises técnicas para verificar se é possível cada caso. As frequências poderão ir de 76 MHz a 108 MHz. Em breve a nossa Rádio Vale AM irá divulgar sua frequência em FM. A mudança, que será opcional, tem por objetivo dar um novo fôlego às rádios AM, prejudicadas com o aumento de ruídos e muitas interferências em suas transmissões. Enquanto isso, as rádios FM, que desde os anos 80 sempre tiveram maior aceitação entre os públicos mais jovens, passaram a ganhar mais espaço. Mesmo sem o grande alcance das AM, as FM apresentam sinais mais limpos e também podem ser sintonizadas por dispositivos móveis. Vale lembrar que a Rádio Vale deverá continuar operando também em AM. Ou seja, com essa novidade você ouvinte passará a acompanhar a programação da emissora pioneira de Santa Cruz do Capibaribe e região através do AM, do FM, do celular, do tablet, do facebook (facebook.com/radiovaleam) e pelo site www.radiovaleam.com. Rádio Vale, 28 anos com você!

Nenhum comentário:

Postar um comentário