segunda-feira, 16 de junho de 2014

Hospital Mestre Vitalino é inaugurado com 30% da capacidade

O ministro da Saúde, Arthur Chioro e o governador João Lyra, participam da solenidade neste sábado. Irão funcionar a emergência e ambulatório de clínica médica.

Com 30% da capacidade de funcionamento, foi entregue no ultimo sábado (14) à população de Caruaru o Hospital Mestre Vitalino. No primeiro momento irão funcionar a emergência e ambulatório de clínica médica. O ministro da Saúde, Arthur Chioro e o governador João Lyra, participam da solenidade. A unidade vai funcionar as margens da BR 104 numa área de 47 mil metros quadrados. O investimento para a construção da obra foi de R$ 102 milhões, com o foco no atendimento para média e alta complexidade.
Severino Vitalino. filho de Vitalino, agradeceu a homenagem com obras de artes. (Foto: Mário Flávio)

A expectativa é que, nos três primeiros meses, os dois serviços iniciais realizem uma média mensal de 1,4 mil atendimentos, respectivamente. A UTI de adultos (40 leitos), enfermaria de clínica médica (31 leitos), enfermaria pediátrica (22 leitos) e a UTI Pediátrica (10 leitos) também começam a funcionar nesta primeira etapa.

Os exames de patologia clínica, raios-x, ultrassonografia, endoscopia, colonoscopia, tomografia, fisioterapia motora, anatomia patológica e ecocardiograma também estarão disponíveis aos usuários do SUS. A expectativa é que no 2º semestre desse ano, a unidade passe a contar com emergência pediátrica e ambulatório de pediatria, o que representa um acréscimo mensal de 500 e 150 atendimentos, respectivamente.

A Fundação Altino Ventura será responsável pela administração da unidade. A organização social (OS) foi selecionada por meio de edital. De acordo com o governador João Lyra, o modelo de gestão segue o que foi definido pelo governo Eduardo Campos. “Esse modelo de gestão, já aplicado com sucesso nos três hospitais metropolitanos, busca otimizar os serviços e fazer com que doentes graves não disputem espaço com pacientes com viroses, febres e com pequenos cortes. O hospital é um patrimônio público e a Fundação terá que prestar contas, trimestralmente, devendo atingir metas quantitativas e qualitativas em seus serviços oferecidos, conforme o contrato de gestão. O Mestre Vitalino será referência para quase dois milhões de pernambucanos moradores da região e ajudará a desafogar a grande demanda sobre o Hospital Regional do Agreste”, explicou.

As solenidades de inauguração do Hospital Mestre Vitalino foram iniciadas com as bênçãos do bispo de Caruaru Dom Bernardino Marchió.

CAPACIDADE TOTAL – O funcionamento pleno da unidade está previsto para 2015, com a expectativa do hospital servir de referência para os casos de urgência e emergência também nas especialidades de Cirurgia Geral, Neurologia Clínica, Cirurgia Vascular, Cardiologia, Oncologia e Urologia. Ao todo, serão 202 leitos de internação, além de 60 leitos de Terapia Intensiva, divididos na UTI pediátrica (10 leitos), UTI para adultos (40 leitos) e UTI coronária (10 leitos), e 13 leitos na Sala de Recuperação Pós-Anestésica.

Com sua estrutura completa, o hospital realizará mensalmente 3.423 consultas, 3.593 atendimentos de emergências e 960 internações. Vale salientar que o ambulatório será destinado para os pacientes egressos, ou seja, aqueles internados ou acompanhados, após atendimentos e cirurgias no próprio hospital.

INVESTIMENTOS – Além do Hospital Mestre Vitalino, o Governo do Estado está construindo, no município, o Hospital da Mulher, 1ª unidade do SUS em Pernambuco voltada, exclusivamente, para o atendimento integral à mulher, e que será inaugurada em setembro deste ano, com investimentos de R$ 47 milhões. Ainda este ano também serão inauguradas as obras de reforma e ampliação do Hospital São Sebastião, que estava fechado desde o ano de 2004. A unidade atuará como retaguarda do Hospital Regional do Agreste e terá perfil de clínica médica, nefrologia e pneumologia.

HOSPITAIS – O Mestre Vitalino é o 5º construído pelo Governo nas gestões Eduardo/João Lyra. Antes dele, foram inaugurados o Miguel Arraes, em Paulista; Dom Helder Câmara, no Cabo de Santo Agostinho; Pelópidas Silveira, na entrada do Recife; e houve a reconstrução, em nova área, do Regional Sílvio Magalhães, em Palmares, o Mestre Vitalino funcionará como unidade referenciada, ou seja, destinada a pacientes encaminhados pelo Samu, Corpo de Bombeiros, UPAs ou Central de Regulação de Leitos.