segunda-feira, 23 de junho de 2014

João do Pife viaja e passa São João na Europa

O músico João do Pife, um dos homenageados do São João de Caruaru, vai passar o São João no continente europeu. O artista viajou na manhã desta segunda-feira (23) para a França, onde fica por oito dias para participar de um festival. A programção do músico inclui shows com a Banda de Pife Dois Irmãos, e uma oficina ensinando a fazer o instrumento. Antes da viagem, o artista falou com a Rádio Liberdade e adiantou detalhes do festival. “Eu vou demonstrar como é que se fabrica os pifes ao vivo. Eles vieram em minha oficina, gostaram do meu trabalho e se interessaram em levar eu e minha banda”, disse.


Dia histórico para a música de Caruaru, encontro de pifeiros de várias gerações no terraço da Rádio Liberdade. (Foto: Júniors Adilson / Site Liberdade)

Com 71 anos de idade, completados recentemente, e 56 anos de carreira, João do Pife compõe, dá aulas e confecciona diversos instrumentos musicais. Segundo ele, a fabricação do pife é o maior interesse dos estrangeiros. “Meu trabalho estendeu mais um pouco não só por tocar pife, mas porque eu também fabrico. Eles se interessam muito em aprender a fabricar os pifes e os tambores. Eu sinto que eles querem muito aprender a fazer por isso eles me pucharam para lá”, destaca.

O passaporte de João do Pife é bem caribando, são mais de 20 países visitados. Somente para a França foram três viagens, além de Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha e outros.

João participou do Arte em Retalhos do último sábado com apresentação de Valdir Santos (Foto: Júniors Adilson / Site Liberdade)

João do Pife participou, no último sábado (21), do programa Arte em Retalhos com Valdir Santos, na Liberdade AM, onde fez um dueto histórico com o também músico Biu do Pife. “A nossa história é essa, e a cultura do Pife não tem que morrer. Vamos se engajar mais, criar mais, fazer programas como esse da Rádio Liberdade para valorizar e não deixar nossa história ser esquecida”, finalizou.