terça-feira, 29 de julho de 2014

FESTA DO VAQUEIRO

Participei da 44ª edição da Missa do Vaqueiro, no Parque Estadual João Câncio, no município sertanejo de Serrita, a 544 quilômetros do Recife. Um dos espetáculo mais autênticos e bonitos de Pernambuco.

Fiz questão de saudar os vaqueiros que aguardavam o momento do desfile na entrada do Sítio Lajes, onde é celebrada missa em memória do vaqueiro Raimundo Jacó, encontrado morto no local, no dia 18 de julho.

A celebração foi presidida pelo bispo de Salgueiro, Dom Magnus, e contou com a participação do Quinteto Violado, além dos cantores Josildo Sá, Flávio Leandro e do Coral Aboios.

Todos os anos, vaqueiros de todo o Nordeste se encontraram em romaria para renovar sua fé.

Este ano marca as comemorações pela sanção, em setembro de 2013, da lei que regulamenta no Brasil a profissão de vaqueiro. Os vaqueiros têm uma lei que regulamenta sua atividade, dando, inclusive, segurança previdenciária para o futuro.

Considerado o maior evento cultural dos sertões pernambucanos, a Missa do Vaqueiro mistura o sagrado e o profano. Cerca de 90 mil pessoas acompanharam os cinco dias de festa em homenagem ao vaqueiro Raimundo Jacó, que ficou famoso por sua capacidade de encontrar e guiar o gado.

A programação do evento contou ainda com vaquejada, pega de boi e shows artísticos, além de exposição de artesanato.