quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Mendonça Filho questiona atraso de projeto espacial firmado em convênio com a Ucrânia


O líder do Democratas na Câmara dos Deputados, Mendonça Filho (PE) entrou com um requerimento de informação para saber os reais motivos por trás do atraso no programa espacial Alcântara-Cyclone-4, firmado entre o governo brasileiro e a Ucrânia. O Requerimento 4476/14 apresenta um questionário a ser enviado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação para que este preste esclarecimentos.

O projeto se baseia na empresa pública binacional criada em 2003, a Alcântara Cyclone Space (ACS), que prevê a construção e operação de uma base de lançamento em Alcântara (MA) para foguetes de tecnologia ucraniana. A projeção inicial era de que o primeiro protótipo seria lançado em 2007. Após onze anos e depois de cerca de US$ 300 milhões investidos por ambas as partes, o projeto se encontra com prazo de conclusão para 2015 “podendo sofrer pequena variação”, conforme anuncia a ACS.

“Se antes de toda essa turbulência internacional o projeto já não conseguia seguir em frente por entraves burocráticos e, o mais absurdo, conflitos fundiários, que dirá agora que nossa política internacional se tornou subserviente ao governo russo e aos desmandos de Vladimir Putin”, criticou o líder, ao citar o atual embate diplomático que vive Rússia e Ucrânia.

Entre as perguntas a serem feitas ao ministro Clelio Campolina Diniz, Mendonça quer saber qual a atual situação em que se encontram as obras de construção civil, a situação financeira do programa, qual o investimento necessário para a conclusão do projeto e quais as sanções previstas para o descumprimento do contrato.