terça-feira, 21 de outubro de 2014

Do Facebook de Ronaldo Pacas

José Mendonça Bezerra Filho

Mendonça Filho, como é chamado carinhosamente pelos que o admiram e acompanham seu trabalho em benefício de Pernambuco, nasceu em 12 de julho de 1966 em Recife – PE. 

Filho do inesquecível José Mendonça Bezerra (Mendonção, em memória) e Estefânia Maria de Nazaré Moura Bezerra, é formado em Administração de Empresas (UPE) e retornou a Câmara dos Deputados reeleito com 88.250 votos. 

Mendonça Filho ingressou cedo na vida pública (mais precisamente em 1986), seguindo os passo daquele que foi seu grande exemplo, sei pai Zé Mendonça.

Em seu currículo Mendonça Filho conta com mandatos de deputado estadual, secretário de agricultura de Pernambuco, deputado federal, vice- governador e governador. 

Nome forte do Democratas, sempre se manteve fiel aos princípios de servir ao povo de Pernambuco. Seja nas comissões permanentes pelas quais já passou na Câmara dos Deputados ou nos postos de diretoria de seu partido, ele sempre foi militante fervoroso dos ideais de um defensor autêntico de nosso povo.

Ele esteve presente em importantes discussões de nosso país. E componente de comissões de grande repercussão como a que discutiu a Reforma Política em 2011, a que cuidou da reforma do Código de Processo Civil em 2013 ou da que cuidou da polêmica sobre os Royalties do Petróleo e Similares sempre primou pela postura coesa e centrada na defesa do bem de nosso povo.

Na Câmara dos Deputados ainda fez parte das Comissões de Agricultura e Política rural, Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática e Atualização da Legislação Eleitoral e Partidária.

Quando passou pela Assembléia Legislativa de Pernambuco o deputado fez parte das Comissões de Agricultura, Política Rural, Indústria e Comércio e ainda da CPI sobre Distorções da Folha de Pagamento do Estado. 

Mendonça já foi vice-presidente da Associação Nordestina de Avicultura e membro efetivo do Centro Nacional de Pesquisa (CNPA). 

Atuante e solicito ao fazer pelo coletivo, Mendonça participou de diversas missões oficiais em países como México, Uruguai, Estados Unidos, Antártica, Venezuela, China, Japão, Colômbia e Espanha.

Em seu vasto currículo Mendonça conta ainda com passagens por importantes conselhos como o Conselho Administrativo do Porto do Recife, Conselho Jovem Executivo da Federação das Associações Comerciais de Pernambuco, Conselho de Administração do Instituto de Pesquisas Agronômicas de Pernambuco, Conselho de Administração da Companhia de Industrialização do Leite – PE e Conselho de Administração da CEASA. 

Falar de Mendonça o político é preciso, porém é necessário também destacar o Mendonça pai e marido. Casado com Taciana e pai de três filhos (José, Illana e Vinicius), mesmo com a vida corrida de detentor de mandato ele busca sempre estar presente em cada momento importante de sua família.

Com esses parágrafos de relatos sobre o competente deputado federal já preenchemos facilmente a admiração das pessoas pelos seus feitos e dedicação a vida pública. Porém, faz-se necessário destacar sua ligação forte e verdadeira com Santa Cruz do Capibaribe. Ligação essa que é fruto do amor herdado de seu pai pela capital da confecção.

Sempre presente em nossa realidade, se aqui fossemos relatar as ações, obras e conquistas que Mendonça Filho já destinou a nossa cidade nessas quase três décadas de dedicação completávamos facilmente dezenas de folhas. 

Ponte que liga São Domingos em Brejo da Madre de Deus e Santa Cruz do Capibaribe, quadra da Escola Estadual Padre Zuzinha, pavimentação de diversas ruas e avenidas, mobiliário para a rede municipal de ensino, implantação da CIRETRAN Especial, R$ 399 mil para investir na área de saúde básica, implantação da Companhia de Polícia Militar, implantou de forma pioneira a Escola do Jovem na Escola Estadual Padre Zuzinha, melhorias na rede de água e a construção da Estação Elevatória de Água da Palestina, construção da barragem do Pará, a construção das quadras poliesportivas nas escolas Adilson Bezerra e Maria Lúcia, duplicação de Tabocas e bibliotecas nas escolas Adilson Bezerra e Maria Lúcia e a construção da PE 160 ligando Santa Cruz a Jataúba são apenas algumas das ações de Mendonça Filho em benefício de nossa Santa Cruz do Capibaribe.

Seja como secretário de agricultura, deputado estadual, deputado federal, vice-governador ou governador, Mendonça Filho sempre olhou com carinho para nossa terra.