sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Número de mortes durante o Carnaval 2015 em Pernambuco cresce e coloca em cheque o programa Pacto pela Vida

Imagem meramente ilustrativa.

Um dado preocupante foi divulgado na tarde de quinta-feira (19) e que coloca em cheque a eficácia de um dos programas de combate a violência mais premiados do país: o Pacto pela Vida.

Criado ainda no primeiro governo Eduardo Campos (PSB), o programa vinha com um conjunto de ações que conseguiram reduzir o número de mortes a cada ano desde 2007 e agora tem sua eficácia questionada.

De acordo com a Secretaria de Defesa Social, o número de mortes durante o período de carnaval cresceu quase 30% em relação a 2014, onde foram registradas 83 mortes contra 64 do ano anterior.

Um dado que chamou a atenção é a onda de violência no interior do estado, onde foram registrados 44 homicídios, 26 a mais que o mesmo período.

Uma grande parte desses crimes tem relação com o tráfico de drogas que assola todo o estado, em especial a comercialização do crack e a maconha.

Só em Santa Cruz do Capibaribe, de acordo com o conselheiro tutelar Laércio Glicério, cerca de R$ 9 milhões são faturados por ano pelos traficantes apenas com a comercialização do crack

Nenhum comentário:

Postar um comentário