domingo, 8 de março de 2015

OLHO NO OLHO!

Uma visão macroeconômica do Brasil atual‏ - As pessoas ainda não se deram conta da gravidade da crise econômica pela qual passamos. Para se ter uma ideia, a inflação é composta de 356 itens e é feita uma média da variação de preços desses itens para calcular a inflação. Mas devemos entender que a maioria do povo brasileiro gasta mais com itens de primeira necessidade (alimentos, produtos de limpeza, vestuário, etc) que é o que tem aumentado mais, porque sofrem o efeito direto do aumento das tarifas de energia, por exemplo, e de impostos, pois o empresário repassa o aumento dos custos para o consumidor. A inflação dos últimos 12 meses foi de 7,70% na média, mas alguns produtos tiveram aumento substancial. E as classes que sofrem mais são as que estão embaixo da pirâmide social.

Com o dólar acima de R$ 3,00,os produtos brasileiros em tese, ficam mais baratos para serem vendidos lá fora, porém muitos componentes de custos de produtos brasileiros aumentam porque são importados, (como na indústria farmacêutica, automobilística, eletroeletrônica) e então encarece a produção. O governo está aumentando tarifas e impostos para fazer caixa, pois precisa tapar os buracos de uma política econômica irresponsável. No Brasil, não se combate inflação cortando gastos do governo, mas sempre aumentando a taxa de juros para frear o consumo, pois a contenção de gastos do governo é irrisória.

Estamos numa situação difícil, porque o governo precisa tomar medidas austeras e não tem capital (credibilidade) político para isso frente ao congresso que também não quer assumir o ônus de medidas impopulares.

Por: Denizio Jnauário/Crítico Literário

Nenhum comentário:

Postar um comentário