segunda-feira, 2 de março de 2015

Produtores estão há 3 meses sem pagamento e podem suspender fornecimento ao Programa do Leite

Os pequenos produtores rurais do Cariri e de outras regiões do Estado estão sem receber o pagamento do Programa do Leite há três meses. O fato prejudica a vida dos caprinocultores que dependem desse dinheiro para cuidar do rebanho e ainda tem que lidar com a seca prolongada que atinge o semiárido paraibano.

A dívida do Governo do Estado com os integrantes do programa é grande. Desde dezembro, o leite, que já era vendido com defasagem no valor de compra, não é pago.

O Programa do Leite injeta algo em torno de 200 milhões de reais por ano na Paraíba e o produtor Adriano Dário chama atenção para o impacto econômico causado pela ausência do pagamento aos produtores.

“O problema é que eu não vejo os políticos se moverem depois da eleição. As autoridades precisam se sensibilizar com essa situação. Estamos falando do patrimônio do homem do campo, com três meses sem pagamento quem é que consegue se sustentar e ter crédito no mercado? Sem falar na crise de laticínios que também está prestes a estourar”, relatou Adriano.

O caso ainda piora pela falta de perspectiva de pagamento, já que os produtores, cerca de 1.100 produtores de leite, não recebem maiores informações referentes à dívida. Até mesmo a Fundação de Ação Comunitária – FAC, que gerenciava o programa na Paraíba, foi extinta.

A Secretaria de Desenvolvimento Humano do Estado é o órgão que deve operacionalizar o programa, mas não tem demonstrado preocupação e nem tem feito cobranças incisivas ao Governo Federal para resolver o impasse. “Imagine você investir em insumos, produzir dezembro, janeiro e fevereiro e não receber nenhum retorno financeiro. O custo da produção é muito alto. Estamos lidando com famílias, pessoas simples, que já sofrem demais com a seca”, lembrou o produtor.

Endividados e prestes a paralisar as atividades, os produtores esperam ansiosamente que o Governo do Estado e o Governo Federal regularizem o que está pendente. É essencial destacar a importância do programa do leite para a área rural, pois estruturou a cadeia da caprinovinocultura permitindo que pequenos produtores gerassem renda e sustentabilidade.

A entrevista em áudio do produtor Adriano Dário você acompanha na lateral direita do portal De Olho no Cariri.

Fonte: DE OLHO NO CARIRI
Roberta Lucena

Nenhum comentário:

Postar um comentário