sexta-feira, 20 de março de 2015

Serrabranquense denuncia que está há 8 meses sem receber medicamentos

REMEDIOS
O mínimo que a população espera de um gestor municipal é que ele cuide bem da educação e da saúde da cidade que governa. Assim como acontece em outros municípios do Cariri, a Secretaria de Saúde de Serra Branca distribui medicamentos de forma gratuita. O problema é que há pouco mais de oito meses os serrabranquenses não recebem esses remédios.

O portal De Olho no Cariri conversou com Dona Julieta Oliveira que precisa tomar dez tipos de medicamentos diferentes. De acordo com a aposentada, os remédios representam um custo muito alto, fato que compromete seu orçamento. “Eu não sei o motivo deste governo está aí. O que recebo só dar para comprar os remédios e pagar as contas de água, luz, comprar alimentos e não sobra dinheiro mais para nada”, lamentou Dona Julieta

O caso da aposentada é o mesmo de diversos pacientes que também necessitam de tomar uma medicação especifica todo mês, mas não tem condições financeiras suficientes para arcar com essas despesas. A Secretaria de Saúde de Serra Branca deveria estar distribuindo dois dos dez remédios que Dona Julieta precisa tomar, pois tem problemas nos ossos.

A situação se agrava ainda mais porque algumas medicações não são encontradas nas farmácias da cidade. “Tenho que tomar o Quinacris, além de ser muito caro já procurei em todas as farmácias aqui de Serra Branca, mas não tem. Esse remédio só é encontrado em farmácia de manipulação como minha saúde vai ficar desse jeito?”, questiona a aposentada.

Segundo recomendações do Ministério da Saúde e da Política Nacional de Assistência Farmacêutica do Sistema Único de Saúde (SUS), as farmácias das UBS têm disponível cerca de 60 tipos de medicamentos, para o tratamento de diabetes, hipertensão, doenças agudas e cuidados com gestantes ou mulheres que tiveram filhos recentemente.

DE OLHO NO CARIRI
Reportagem: Wandri Tadeus
Edição: Roberta Lucena

Nenhum comentário:

Postar um comentário