sexta-feira, 20 de novembro de 2015

SOLENIDADE MILITAR EM COMEMORAÇÃO AO DIA DA BANDEIRA FOI REALIZADA NO 9º BPM

Nesta quinta-feira (19), o 9º Batalhão da Polícia Militar de Pernambuco, realizou a solenidade em comemoração ao Dia da Bandeira, participaram do momento festivo e cívico oficiais e praças da Unidade Militar, na ocasião a bandeira, símbolo nacional, foi hasteada, como reverência ao patriotismo.

O Major Álvaro, Subcomandante do batalhão, comandou a cerimônia, que tem por objetivo registrar solenemente o culto a bandeira nacional, símbolo maior de nossa pátria.

A bandeira foi criada em 19 de novembro de 1889, quatro dias após a Proclamação da República. Foi projetada por Raimundo Teixeira Mendes e Miguel Lemos, e desenhada por Décio Vilares. Cada formato e cor da Bandeira Nacional são dotados de significados.

Assim, o verde simboliza a pujança das matas brasileiras, o amarelo representa as riquezas minerais do nosso solo, o azul o céu e o branco a paz. A frase “Ordem e Progresso” inspira-se nas ideias positivistas do filósofo francês Augusto Comte.
As estrelas, num total de 27, representam cada estado brasileiro e o Distrito Federal e estão distribuídas conforme o céu, na cidade do Rio de Janeiro, às 8 horas e 30 minutos do dia 15 de novembro de 1889, no qual a Constelação do Cruzeiro do Sul se apresentava verticalmente em relação ao horizonte da cidade do Rio de Janeiro. Por ser um dos mais importantes símbolos nacionais, a Bandeira Nacional deve ser respeitada e reverenciada.

Neste ano de 2015, a bandeira nacional completa 126 anos de adoção e, como forma de homenagem e culto, é hasteada em horário especial, pontualmente às 12 horas. Ao som do hino à Bandeira, entoado pela tropa, o Sub Tenente PM Assis, praça mais antiga da Unidade procedeu à incineração das bandeiras nacionais que, devido ao tempo de uso, se tornaram inservíveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário