domingo, 21 de fevereiro de 2016

Time da virada: Sport vence primeiro Clássico das Multidões de 2016


Foto: Williams Aguiar/Sport Club do Recife

O primeiro Clássico das Multidões em 2016 terminou com vitória de virada do Sport. O Leão mandou no jogo. Valorizou a posse de bola, atacou, pressionou e construiu uma vitória marcante em cima de um dos seus maiores adversários. O primeiro encontro entre rubro-negros e tricolores no ano em que o maior Clássico do estado completa 100 anos terminou com mais um triunfo do Leão, por 2 a 1.

Apesar de largar na frente, os tricolores passaram a maior parte do jogo na defesa. No primeiro tempo, o Sport teve 63% de posse de bola. Os dois gols da vitória do Leão foram marcados no segundo tempo, por Luiz Antônio e Túlio de Melo. Agora, os rubro-negros se voltam para a Copa do Nordeste. Na próxima quarta-feira (24), o Leão vai até Teresina-PI para enfrentar o River-PI, pela terceira rodada do Nordestão. Na sequência, mais um clássico. No domingo (28), novamente na Ilha do Retiro, Náutico e Sport se enfrentam pelo Pernambucano.

O jogo

O Sport teve a primeira chance de gol ainda nos minutos iniciais do jogo. Após falta no estreante Gabriel Xavier, na intermediária de ataque, Luiz Antonio cobrou e mandou a bola para a área. Rithely cabeceou, mas mandou pela linha de fundo. Estreando em grande estilo, Gabriel fez fila e por pouco não invadiu a área do Santa Cruz, ficando cara a cara com o goleiro Tiago Cardoso. Na sequência, Túlio de Melo escorou cruzamento, o meia fez lindo giro e mandou um chute para o gol, dando trabalho ao goleiro tricolor mais uma vez.

Em um jogo acirrado, o que é de se esperar quando se trata de um clássico, as oportunidades seguiam equilibradas para os dois lados. Aos nove minutos, Grafite aproveitou uma sequência de lances e bate rebate na área e abriu o placar para o Santa Cruz. Atacando e pressionando, o Sport buscava dar a resposta. Valorizando a posse de bola e sendo mais agressivo no ataque, enquanto os adversários se fechavam na defesa. As chances de gol iam surgindo e apenas detalhes impediam os rubro-negros de balançar as redes.

Aos 17, Lênis cruzou para a área e Túlio quase empurrou para o gol. De fora da área, aos 24, Luiz Antônio mandou um chute forte para Tiago Cardoso defender. Lênis e Luiz Antônio ainda chegaram perto de marcar em outros três momentos, aos 33, 39 e 45 minutos, mas a partida foi para o intervalo com vitória parcial do Santa Cruz por 1 a 0. Mesmo atrás no placar, o Leão teve 63% de posse de bola na primeira etapa.

O Leão voltou para o segundo tempo ainda mais agressivo ocupando o campo de ataque e o gol era apenas uma questão de tempo. Aos sete minutos, Lênis fez um belo cruzamento pelo lado esquerdo. A bola cruzou toda a área, Luiz Antônio soltou o pé e empatou. A Ilha do Retiro explodiu em festa. E só dava Sport no jogo. Na tentativa de esfriar a partida, a equipe tricolor gastava tempo com alguns jogadores caídos no chão. Em lance de ataque para o Santa, Grafite assistiu Danilo Fernandes crescer na área e mandou a bola para fora. Puxando o contra ataque do Leão, aos 14, Renê deixou Grafite com um chapéu de presente e saiu jogando. Aos 18, o atacante tricolor protagonizou uma dividida desleal com o zagueiro Matheus Ferraz. Uma entrada violenta no jogador do Sport que rendeu o cartão amarelo para Grafite.

A primeira mudança no time do Sport veio aos 28 minutos, com a saída do volante Serginho para a entrada do meia Everton Felipe e a segunda aos 33, com Johnathan Goiano no lugar de Lênis. Enquanto isso, o Leão crescia em campo. Tocando a bola no campo de ataque e buscando espaço. O Santa Cruz era obrigado a se posicionar todo na defesa. O que não adiantou muito, já que Túlio de Melo tem faro de gol. Aos 35 Everton Felipe aproveitou o erro da zaga tricolor, partiu para cima e cruzou. De primeira, Túlio mandou para o fundo das redes e virou o jogo na Ilha.

Os minutos finais da partida foram ao som dos "olés" da torcida rubro-negra. Ressaltando a autoridade leonina em campo, o que guiou o Sport ao triunfo, mais uma vez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário