domingo, 28 de agosto de 2016

Dra. Patrícia Braga

Olá pessoal! Hoje vamos falar sobre a Anemia em crianças. Como descobrir se seu filho tem anemia? Se seu filho está pálido, apático e não tem ânimo nem para brincar, correr ou praticar esportes, preste atenção, pois pode ser um sinal de que ele está com anemia. Quando a a criança está com esta doença, também pode passar a ter menos interesse na escola e até ficar mais distante do convívio social, porque se sente cansada.

A anemia afeta negativamente a produção de hemoglobina, uma substância presente nos glóbulos vermelhos, que faz com que o sangue transporte oxigênio para todas as partes do nosso corpo. A anemia é causada principalmente pela má alimentação e, consequentemente, pela deficiência de nutrientes como ferro, vitamina B12 e ácido fólico. No mundo inteiro, a causa mais frequente é a falta de ferro, em geral, em decorrência da nutrição inadequada, presente não só nas classes menos favorecidas, mas também entre pessoas com alto poder econômico, que não aprenderam a importância de ingerir uma alimentação sadia e equilibrada.

A carne vermelha é o alimento que oferece ferro em maior quantidade e mais fácil de ser absorvido. Vegetais de folhas escuras também contêm muito ferro, mas sua absorção é menor. Os cereais de modo geral, e em particular o feijão e a lentilha, são ricos em ferro. O ideal é comer de tudo um pouco. Uma criança com alimentação balanceada dificilmente vai ter anemia.

A deficiência de ferro no organismo pode ser ocasionada tanto pela alimentação quanto por perda de sangue, por exemplo, se a criança se machucar ou apresentar problemas de coagulação. Mas, em casos mais raros, a má absorção de ferro pelo intestino também pode levar à doença.

Quando há suspeita de anemia, é necessário levar a criança ao médico, fazer acompanhamento nutricional e uma investigação completa. Hemograma Completo, Ferro, Ferritina, Ácido Fólico, Vitamina B12 e Eletroforese de Hemoglobina são alguns dos exames que poderão ser solicitados pelo médico. Vai variar de criança para criança, dependendo do caso, do relato dos pais e do histórico do paciente. Anemia não é um diagnóstico final, mas uma consequência. Uma vez que ela foi diagnosticada, o médico deve investigar a causa. Em alguns quadros, o tratamento pode incluir a reposição dos nutrientes através de medicamentos, além da mudança alimentar, sempre acompanhados por um profissional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário