quinta-feira, 18 de agosto de 2016

SALGUEIRO/PE: POLÍCIA FEDERAL E MILITAR REALIZAM AÇÕES CONSTANTES DE ERRADICAÇÃO DE PLANTIOS DE MACONHA



A Polícia Federal em Salgueiro/PE com apoio operacional de Policiais Militares de Belém do São Francisco (1ª CIPM), Cabrobó (2ª CIPM), vem promovendo ações constantes de identificação e consequente erradicação de plantios de maconha no sertão pernambucano com vistas a evitar que traficantes abasteçam o mercado consumidor de toda a região nordeste. Desta vez foram concluídas mais uma ação na data de ontem, 17/08/2016 onde conseguiu-se erradicar 3.500 pés de maconha, 500 mudas da planta e a quantidade de 1.188Kg (uma tonelada e cento e oitenta e oito quilos) de maconha já colhida e pronta para ser comercializada. Os plantios foram localizados através de levantamentos feitos pela Polícia Federal e a apreensão foi realizada em duas ilhas dos Rio São Francisco na Região de Belém do São Francisco perfazendo uma área total de 13.000 m². A Plantação contava com um sistema de irrigação mecanizada e foi destruída no local onde havia um acampamento onde várias pessoas teriam atuado no plantio e colheita do entorpecente, as quais possivelmente seriam de regiões próximas à ilha.


Tais ações estão indo além das operações de erradicação de maconha que acontecem 4 vezes ao ano visando identificar os possíveis plantios que a operação não conseguiu atingir e para prender alguns cultivadores da droga haja vista que nas operações tais traficantes dificilmente ficam nos locais o que dificulta suas prisões visando desestimular a prática criminosa haja vista que tais agricultores podem correr o risco de perder suas propriedades quando são flagrados plantando maconha! Essas ações também acabam colaborando para que os presos possam apontar os verdadeiros financiadores dos plantios afim de que através de investigação policial eles também possam ser identificados e presos.

O ciclo produtivo da cannabis é acompanhado de perto por policiais federais e quando vai se aproximando o período da colheita novas ações são realizadas coibindo assim a secagem e a consequente introdução no mercado consumidor (pontos de vendas de drogas). As constantes operações policiais de erradicação de maconha havidas no sertão de Pernambuco, não tem dado tempo ao traficante daquela região em produzir a droga em seu pleno desenvolvimento, o que tem levado a importação da droga do Paraguai. Isto também está demonstrado pelo aumento das apreensões feitas pela Polícia Federal de maconha vinda daquele país vizinho.


Assim com essas operações consecutivas a Polícia Federal contribui significativamente para o desabastecimento dos pontos de venda de droga em nosso estado como também em outros estados do nordeste evitando assim a escalada da violência tais como assaltos, furtos, homicídios, assassinatos, acertos de contas, corrupção policial, porque geralmente tais ocorrências giram em torno do tráfico de drogas. Cada ponto de venda de droga desabastecido, significa um foco a menos de violência para a população pernambucana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário