quinta-feira, 8 de setembro de 2016

Maracatu Piaba de Ouro celebra 39 anos de cultura



Comemoração é na Casa da Rabeca, que também inaugura Oficina e Bebedoria de Manuelzinho Salustiano.

A Casa da Rabeca será palco para mais uma experiência cultural. No dia 11 de setembro, comemora o aniversário de um dos maiores legados que o saudoso Mestre Salustiano deixou: o Maracatu Piaba de Ouro. A agremiação, uma das mais tradicionais do estado, completa 39 anos e reverencia a cultura popular do estado com programação caprichada.

A festa do maracatu será unida à inauguração da Oficina e Bebedoria Manoelzinho Salustiano, espaço criado para perpetuar a cultura pernambucana. A oficina será aberta com uma exposição de quadros bordados por Manoelzinho, além de degustação de cachaças de importação e cervejas artesanais. O artista, filho mais velho do Mestre Salustiano, é um dos principais nomes do maracatu no país.

A partir das 10h, a Casa da Rabeca inicia a celebração, envolvendo toda a família Salustiano. Quem abre os festejos é o Cavalo Marinho Boi Matuto, composto por netos e bisnetos do Mestre Salú. Em seguida, show da dupla de violeiros Adiel Luna e Heleno Fragoso, além de Gilmar Leite. Tocam juntos ainda Dinda Salú, com o grupo Terno Alinhado, e Maciel Salú com o DJ Azougue.

O encerramento será com uma grande sambada do Piaba de Ouro, com brincantes vindos também da Mata Norte do estado, berço do maracatu, para comemorar a idade nova da agremiação. "Vamos relembrar o legado de Salu para a cultura popular e brincar no maracatu até o sol raiar. Não temos hora para acabar", diz Manoelzinho Salu. A entrada é gratuita.

Oficina e Bebedoria Manoelzinho Salustiano


Inaugurada na mesma data, a Oficina e Bebedoria será um espaço na área aberta da Casa da Rabeca. A ideia é que o local sedie noites de poesia, cantoria de viola e outras tradições populares do estado, além de receber oficinas e apresentações de folguedos como cavalo marinho, frevo, caboclinhos e maracatu. "Essas atividades serão no terreiro da Casa da Rabeca, onde o chão é batido. Queremos incentivar a cultura do terreiro, que é de onde viemos, e é importantíssima para perpetuar a cultura popular”, afirma Manoelzinho Salustiano.

Durante o domingo, estarão expostas cerca de quinze telas produzidas pelo artista, bordadas com linha, lantejoulas e miçangas. O projeto, intitulado ‘Manoelzinho não pinta, mas borda’, tem releituras de obras do pintor suíço Paul Klee e criações que remetem à cultura do estado, lembrando os famosos estandartes e golas de caboclos de lança, também desenvolvidas pelo bordadeiro.


A Oficina e Bebedoria será, ainda, um espaço para a degustação de bebidas, com cachaças de diferentes estados do país, como Paraíba e Minas Gerais, e oito tipos de cervejas artesanais, fabricadas pela Cervejaria Pernambucana. O local ficará aberto para visitação e será um ponto de encontro para os amantes da cultura popular. Após a inauguração, a família Salustiano vai estabelecer o horário de funcionamento do espaço.

Sobre

O Piaba de Ouro é um dos maracatus mais tradicionais e antigos ainda em atividade do Estado, servindo de referência direta para centenas de outros maracatus locais. Sua experiência é sinônimo de lealdade à cultura local, tendo conquistado sete vezes consecutivas o título de campeão do Carnaval pernambucano e se apresentado já por todo o Brasil, na França, nos Estados Unidos e em Cuba.

Manoelzinho Salustiano, o filho mais velho do Mestre Salú, tem um domínio peculiar do bordado, arte que é passada de geração a geração pelos mestres brincantes do maracatu. Responsável por mais de 50 peças como bordadeiro de estandartes, um de seus trabalhos mais famosos foi o Estandarte Diversidade Cultural, peça gigante – medindo 10 por 5,8 metros. A peça – que ficou afixada no Largo da Lapa, Rio de Janeiro, durante um encontro relativo ao tema, em 2010 – ficou registrada como o maior estandarte confeccionado à mão.

Serviço

39 anos do Maracatu Piaba de Ouro e Inauguração da Oficina e Bebedoria Manoelzinho Salustiano

Quando: 11 de setembro de 2016 (domingo), a partir das 10h
Onde: Casa da Rabeca (Rua Curupira, 340, Cidade Tabajara – Olinda)

Entrada gratuita


Rua Guilherme Pinto, 146 / sl. 103
CEP: 52010-210 I Derby I Recife-PE
(81) 3426.2263 | fax (81) 3242.5834
www.faladialogo.com.br
dialogo@faladialogo.com.br
Jornalistas: Márcia Guenes e Renata Reynaldo

Nenhum comentário:

Postar um comentário