Foto: reprodução/internet
Entre a manhã de segunda-feira (6) e a manhã desta terça-feira (7), 10 ônibus foram assaltados no Estado. A contagem é feita pela editoria de polícia do Programa Chumbo Grosso em parceria com o Sindicato dos Rodoviários.
Entre os dias 1º de janeiro e 6 de março, 740 assaltos a ônibus já foram registrados em Pernambuco. Março já acumula 66 assaltos. Os números assustam. Nos primeiros quatro meses do ano passado, foram registrados 554. Apenas em fevereiro, o Estado contabilizou 329 assaltos contra 75 em todo o mês de fevereiro de 2016. Isso representa um aumento de 438% no número de assaltos a ônibus.
Discordância
O presidente da associação dos donos de empresas de ônibus Urbana-PE, Fernando Bandeira, discorda dos números. Para ele, só são aceitáveis os dados fornecidos pela Secretaria de Defesa Social e que refletem os assaltos a ônibus em que houve boletim de ocorrência. Nos casos em que não houver B.O., Bandeira considera que não deve entrar na conta.
Já o presidente do Sindicato dos Rodoviários, Benilson Custódio, acredita que existe uma subnotificação dos assaltos, já que muitos passageiros não prestam queixa. Ele dá o exemplo de um ônibus da empresa São Judas Tadeu que foi assaltado recentemente e que o motorista foi até a delegacia. Chegando lá, ele não pôde fazer o boletim de ocorrência porque os usuários não o acompanharam.
Mapa da violência
Entre os 10 assaltos a ônibus ocorridos nas 24 últimas horas, cinco veículos trafegavam por Olinda, incluindo dois BRT's, que não tem cobrador. Os crimes aconteceram na Pan Nordestina, em Aguazinha, Peixinhos e Caixa D'Água.
No Recife, os crimes aconteceram na Cidade Universitária, em Afogados e no Ibura. Em Camaragibe, o assalto aconteceu na parada da Estação do Metrô. Já em Cumaru, no Agreste do Estado, o alvo foi um ônibus que trafegava no Sítio Camarada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário