A prefeita de Monteiro, Anna Lorena, admitiu pela primeira vez, nesta quarta-feira, 22, a intenção em municipalizar o sistema de abastecimento de água do município, que atualmente é de responsabilidade da CAGEPA – Companhia de Abastecimento de Água e Esgoto da Paraíba.
A cidade de Monteiro vive uma de suas maiores crises no abastecimento de água, e, mesmo com a chegada das águas do Rio São Francisco a mais de 10 dias, a cidade continua em total colapso no abastecimento e alguns bairros estão sem água nas torneiras desde o mês de janeiro.
Ao comentar esta falta de respeito do Governo do Estado para com o município, em especial pela direção da CAGEPA, a prefeita Anna Lorena disse que ainda esta semana vai acionar o setor jurídico do município para adotar as providências cabíveis e até mesmo estudar a possibilidade de municipalizar o abastecimento de água, assim como já ocorre na cidade de Sousa, no Sertão da Paraíba.
“O governador Ricardo Coutinho esteve nos últimos dias, por duas vezes fazendo pose ao lado do presidente Michel Temer e dos ex-presidentes Lula e Dilma, querendo assumir a paternidade das obras da transposição, mas, não têm a capacidade de solucionar o problema da falta de água em Monteiro. Antes era o açude Poções que estava seco e agora que as águas já passaram para Campina Grande e o manancial já tem água suficiente para abastecer Monteiro, o que falta?”, indagou a prefeita.
Anna Lorena entende a revolta da população em até querer fechar as comportas da barragem São José. “É lamentável você vê a água passar e não poder usar porque a empresa responsável pelo abastecimento não consegue levar água para as torneiras das residências e, além disso, não presta quaisquer esclarecimentos a população”
A prefeita também revelou que estará acionando o Ministério Público Estadual para que as providências sejam adotadas judicialmente, uma vez que os moradores pagam mensalmente suas faturas e não recebem regularmente a água em suas torneiras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário