O paciente, um sul-coreano que sofreu o acidente de trabalho em um navio, passa bem após reimplantar as duas mãos, procedimento inédito no Nordeste

Foto: Divulgação
Um sul-coreano oficial de máquinas que trabalhava em um navio cargueiro recebeu no Recife o reimplante das duas mãos após ter sofrido um acidente no momento em que manuseava um rolo metálico acionado sem querer por um colega de embarcação. Este é o primeiro reimplante bilateral de membros realizado no Nordeste.
O acidente aconteceu no estado do Maranhão na manhã do último sábado (17) e o paciente chegou ao Recife na madrugada do domingo (18), quando foi submetido ao procedimento. O operador de 34 anos Park Suyeong foi operado pelo médico Rui Ferreira, que é especialista em mãos.
O procedimento foi realizado em um hospital particular na Ilha do Leite, na área central do Recife. Foram seis horas de procedimento realizado com sucesso. Dr. Rui detalha a cirurgia e fala sobre a importância dos primeiros cuidados após acidentes envolvendo amputação. “Nós orientamos o acondicionamento dos membros, colocar num saco fechado, não em contato direto com o gelo, o que não foi seguido. Uma das mãos chegou congelada, mas mesmo assim nós tentamos e fizemos o reimplante das duas mãos”, explicou. “Estamos no quarto dia de pós-operatório e as duas mãos estão totalmente viáveis, sem nenhum problema até o momento”, comemorou.
Recuperação
O oficial está em um quarto e passa bem. Ainda não há previsão de alta hospitalar. De acordo com o cirurgião o prazo para recuperação total dos membros é de até dois anos.
O médico da companhia de embarcação que acompanha o paciente e que responsável pelo navio onde estava o oficial não permitiu acesso ao operador.
Fonte: Rádio Jornal Recife
Nenhum comentário:
Postar um comentário